Torre de Pisa perde 4 cm de inclinação
Mudança parece pequena, mas melhora a saúde estrutural do projeto.
A Torre de Pisa, um dos maiores marcos arquitetônico mundiais, passou por uma mudança inesperada nessa semana. Depois de um esforço que durou quase 20 anos, ela está 4 cm mais reta.
LEIA MAIS: Torre circular serve como observatório de pássaros, na Noruega

Famosa por ser inclinada, e declarada patrimônio mundial pela Unesco em 1987, os engenheiros e estudiosos responsáveis pela mudança afirmam que o grau anterior não era muito saudável para sua arquitetura — tanto que em 1990 ela foi fechada por risco de queda. Desde então os engenheiros trabalhavam para melhorar sua estabilidade.
A inclinação famosa da torre apareceu 5 anos após os inícios de sua construção, em 1173. Como a areia e a argila usadas na base tinham propriedades diferentes, a estrutura afundou de um dos lados. A construção ficou em hiato por 90 anos, mas foi concluída.
A estrutura foi estabilizada com o nivelamento da areia e da argila, e agora está segura novamente. Salvatore Settis, professor e participante do projeto, afirma que a decisão é o equivalente a retirar dois séculos de idade da construção.