Continua após publicidade

Sopradores de vidro ganharão uma série própria na Netflix

Com uma ajudinha do Corning Museum of Glass, a série vai lançar luz sobre a indústria de design que não é muito mostrada na TV

Por Yara Guerra
Atualizado em 17 fev 2020, 16h01 - Publicado em 10 jul 2019, 14h31
1-blown-away
(Divulgação/Casa.com.br)

Se você viu House Hunters ou Fixer Upper, mas sentiu que ficou faltando transmitir a profundidade e a amplitude que são intrínsecas a essa indústria, temos uma super novidade para você!

Nossa querida Netflix vai lançar, nesta sexta (12), uma série que promete representar um dos ofícios que tornam o campo tão empolgante: o de soprador de vidro.

Blown Away, como será chamada, contará com 10 episódios de 30 minutos cada, nos quais 10 participantes competirão para provar sua habilidade e capacidade de executar peças que atendem aos desafios de cada episódio.

3-blown-away
(Divulgação/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

A instalação em que a série será filmada – construída especificamente para ela – é a maior para sopro de vidro na América do Norte e conta com 10 estações de trabalho, 10 fornos de reaquecimento e dois fornos de fusão.

Para empreender um projeto desta escala, a série vai receber ajuda de especialistas em comunidades adjacentes ao vidro. O Craft and Design Glass Studio, no Sheridan College de Toronto, por exemplo, deu recomendações aos produtores sobre a construção do galpão. Além disso, vai aconselhar os concorrentes ao longo dos nove primeiros episódios do programa, com a presidente da faculdade, Janet Morrison, atuando como juíza de um episódio.

2-blown-away
Nick Uhas (apresentador) e Katherine Gray (avaliadora) na frente dos 10 competidores. (Divulgação/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

O Corning Museum of Glass também terá envolvimento no programa. Eric Meek, gerente sênior de programas de vidros quentes do museu, servirá como avaliador convidado do final da temporada, juntando-se ao apresentador Nick Uhas e à avaliadora residente Katherine Gray.

Meek vai ajudar a selecionar o vencedor do concurso, que será nomeado “Best in Blow” (o melhor em sopro, em português). No episódio, ele será acompanhado por mais seis especialistas do museu.

Mas a participação do Corning Museum of Glass no programa não para por aí: o vencedor fará uma aparição de uma semana no museu. Ele ou ela também participará de duas sessões de trabalho no prédio, participará de um programa de residência de outono de uma semana e realizará demonstrações ao vivo. Tudo isso faz parte do pacote de prêmios, avaliado em US$ 60.000.

Continua após a publicidade
4-blown-away
(Divulgação/Casa.com.br)

Neste verão, o museu também vai organizar uma exposição sobre a série. Intitulada Blown Away: Glassblowing Comes to Netflix“, a exibição incluirá peças feitas por cada participante.

“Espero que a comunidade de vidro veja Blown Away pelo que é: uma carta de amor ao vidro”, disse Meek. “Quanto mais pessoas souberem sobre o vidro, mais as pessoas o respeitarão como meio de expressão artística. Acredito que as pessoas verão que o vidro é um material difícil de se trabalhar, mas que nas mãos de um artesão há tantas coisas que você pode fazer com ele”, completa o gerente.

Publicidade