Japan House recebe exposição sobre conexões humanas e memórias
A obra "Internal Line" segue os temas universais abordados e destacados pela artista japonesa Chiharu Shiota
De 13 de novembro de 2019 a 2 de fevereiro de 2020, a Japan House recebe o sensível e singular trabalho da artista japonesa Chiharu Shiota, “Internal Line“(em português, “linha interna”).
Inédita, a obra segue temas universais que se destacam ao longo da carreira de Shiota, como relações humanas, sentimentos, memórias, a vida e a morte.
A inspiração para a arte veio de uma lenda japonesa que conta que, quando uma criança nasce, um fio vermelho é amarrado em seu dedo, representando a extensão de suas veias sanguíneas do coração até o menor dedo de suas mãos.
Ao longo da vida, esse fio invisível se entrelaça ao fio de outra pessoa, conectando uma a outra – não necessariamente como amantes, mas de forma a impactar profundamente seus caminhos.
“Acredito que todos estamos conectados. Você pode não ver isso com seus olhos, mas se pudesse, enxergaria que os humanos estão todos conectados”, diz a artista.
A instalação também evoca a concepção de uma presença física, representada por meio de vestidos vermelhos, que simbolizam a segunda pele, independente de nacionalidade ou cor, que nos acompanha em nossa vida e torna-se o acúmulo das memórias coletadas diariamente.
A união desses dois elementos revela corpos unidos por uma complexa rede de vasos sanguíneos. Composta por três grandes vestidos vermelhos, a obra também recebe cerca de 10 mil fios pendurados verticalmente, totalizando mais de 34 quilômetros de material.
“É uma grande felicidade apresentar uma obra inédita desta grande artista, sobretudo uma instalação que foi criada a partir de uma visita dela a Japan House São Paulo e que carrega um significado muito poético e profundo”, destaca Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo.
Mas Shiota não se limita ao museu da Avenida Paulista. Simultaneamente, o Centro Cultural Banco do Brasil recebe a individual “Linhas da Vida [Lifelines]“, que traz uma retrospectiva da carreira da artista com cerca de 70 obras, entre os dias 13 de novembro de 2019 e 27 de janeiro 2020, em parceria inédita entre as duas instituições. Ambas exposições contam com produção da Base7 Projetos Culturais e curadoria de Tereza Arruda.
Linha Interna (Internal Line)
Onde: Térreo da Japan House São Paulo (Av. Paulista, 52 – Bela Vista). De terça a sábado das 10h às 20h; aos domingos e feriados, das 10h às 18h.
Quando: de 13 de novembro 2019 a 02 de fevereiro de 2020.
Quanto: entrada gratuita.
Mais informações: aqui.
Linhas da Vida
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – CCBB SP (Rua Álvares Penteado, 112 – Centro).
Quando: de 13 de novembro de 2019 a 27 de janeiro de 2020. Todos os dias das 9h às 21h, exceto às terças.
Quanto: entrada gratuita.