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Hoje é 1º de abril, mas aqui vão 8 dicas verdadeiras contra fraudes!

Com o aumento do tempo online, cresce também o risco de golpes e fraudes, que podem gerar grandes prejuízos. Confira dicas para se livrar de tudo isso!

Por Ana Carolina Harada
1 abr 2020, 17h30
(Reprodução/Casa.com.br)

Sabemos que muita gente está de quarentena ou fazendo distanciamento social. Isso significa que todos estão passando mais tempo no computador, no celular e fazendo mais compras online – de pizza até compras de supermercado. Mas existe sempre um risco de cair em fraudes e, acredite, elas aumentaram significativamente nessas últimas semanas.

(Reprodução/Casa.com.br)

Até a CASACOR foi vítima de um esquema que ligava para profissionais e lojistas, em nome da marca, pedindo informações e dados. Hoje é sim o dia da mentira, mas vamos de encontro à data. Por isso, separamos aqui alguns cuidados (de verdade) que você deve ter para não ser lesado por esse tipo de esquema.

1. Pesquise de onde está vindo
Seja no telefone, e-mail ou Whatsapp, tenha certeza de que a empresa que está entrando em contato é real. Hoje, quase todos os negócios têm um site, página no Facebook, Instagram ou pelo menos alguma citação no Google. Vale também dar uma busca na reputação da empresa pelo site Reclame Aqui!

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2. Veja se os telefones e endereços de e-mail batem
Esse é um exercício de checagem. Entre nas páginas oficiais da empresa ou marca que te contatou e verifique se os e-mails e telefones conferem. Os e-mails institucionais geralmente incluem o nome da empresa e os telefones comerciais costumam ser 0800 ou ter vários algarismos repetidos.

3. Veja se a empresa ou marca entra em contato com os clientes
Cheque qual é o protocolo de contato (na opção “fale conosco” ou “contato”) no site e veja se a empresa entra em contato com os clientes.

4. Desconfie do vocabulário
A mensagem contém erros de português ou está com imagens de baixa qualidade? Então provavelmente não é uma mensagem oficial de empresa ou marca.

5. Quando a esmola é muita…
Sempre fique com um pé atrás de promoções absurdas ou descontos mirabolantes. Geralmente os golpistas os usam como chamariz e justificativa para pedir informações pessoais.

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6. Nunca passe suas informações online
A verdade é que, muito, mas muito dificilmente, alguma empresa vai pedir informações pessoais para você no telefone ou no Whatsapp. Então se estiver na dúvida, não passe. Desligue e faça os passos acima. Ou entre em contato com a empresa você mesmo, a partir dos sites e páginas oficiais e questione se eles estão solicitando informações ou se estão fazendo promoções e sorteios.

7. Evite redes abertas
Essa é uma dica para evitar o roubo de dados sem que você perceba. Redes de wifi públicas ou computadores públicos não são os melhores locais para fazer compras online ou colocar números de cartão. Fazendo isso, você fica mais suscetível a ter essas informações roubadas. Também não é recomendável baixar aplicativos de empresas desconhecidas.

8. Não entre em links bons demais para serem verdade
Um golpe muito comum para invadir o dispositivo de uma pessoa é fazê-la clicar em um site falso por meio de uma promoção ou oferta mirabolante. Se você recebeu um desses links, não clique. Mesmo que os sites pareçam verdadeiros, eles são portas para pessoas mal-intencionadas. Se quiser verificar as promoções, entre no seu navegador e digite você mesmo o site.

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