Continua após publicidade

Gumshoe: um sapato sustentável feito de chiclete

Uma empresa holandesa raspou toda a goma de mascar das ruas de Amsterdã e fez um tênis lindão e sustentável para você desfilar por aí!

Por Alex Alcantara
Atualizado em 17 fev 2020, 16h10 - Publicado em 10 abr 2019, 21h16
(Reprodução/Casa.com.br)

Eu sempre me questionei sobre onde jogar o chiclete mascado, já que ele não é um material orgânico e muito menos reciclável (uma goma leva cerca de 25 anos para se deteriorar na natureza). Ouvi várias vezes pessoas me dizendo para descartar no asfalto mesmo, que ali ele se condensaria e “faria parte” da rua. E aí me julgaram, pois aves poderiam se confundir, engoli-lo e morrerem, ou mesmo passantes poderiam ter o infortúnio de pisar na goma de mascar e ficarem realmente bravas. Porém isso não é mais um problema (nem para o meio ambiente e nem para as pessoas que acabam pisando no chiclé!).

 

 

A empresa de Amsterdã Gumdrop, desenvolveu um tênis – para pisar livremente por aí – que tem a sola com compostos recicláveis (conhecidos como Gum-Tec), feitos com 20% de chiclete. Essa ideia surgiu de uma problemática (bem white people problems), onde são gastos milhões de dólares anualmente para limpar a capital da Holanda, onde os cuspidores de chiclete despejam cerca de 1,5 milhão de quilos a cada ano em Amsterdã.

(Reprodução/Casa.com.br)

Além de sustentável, o tênis criado pela empresa é lindo e super hypado! Batizado de Gumshoe, o calçado nasceu da parceria da empresa Gumdrop e do designer Explicit Wear. O projeto usa cerca de 1kg de goma – raspada das ruas – para cada quatro pares de tênis. “Descobrimos que a goma é feita de uma borracha sintética. E quebrando essas propriedades, fomos capazes de criar um novo tipo de borracha“, explicou Anna Bullus, diretora e designer da Gumdrop.

(Reprodução/Casa.com.br)

Os compostos Gum-Tec são transformados em pequenos grãos e então moldados no solado, que também possui um mapa da cidade (é tipo um easter egg). O restante do tênis é feito com couro, disponível nas cores rosa chiclete (tinha que ter esse tom, não é mesmo?), preto e vermelho, por 190 euros (cerca de R$820).

(Reprodução/Casa.com.br)
Publicidade