Continua após publicidade

Galeria Verniz ocupa antiga funilaria com peças garimpadas de design

Espaço de 730 m² apresenta grande parte de seu acervo, além de exibir peças de marceneiros do bairro, novo point do design na capital paulista

Por Redação
Atualizado em 6 set 2023, 22h16 - Publicado em 5 set 2023, 19h00

A Galeria Verniz, criada por Paulo Bega, Fábio Matheiski e Luciano Tartalia, acaba de ganhar um novo espaço. Antes ocupada por uma funilaria, a nova área tem 730 m², sendo que o pé direito chega a 8m de altura em seu ponto central. Durante a reforma, foram resgatados aspectos originais e históricos do ambiente, típicos das casas dos antigos comércios da Barra Funda.

View this post on Instagram

A post shared by Derek Fernandes (@derekfernandes)

“A gente tem o desejo por tudo mais clean, mas deixamos a entrada do galpão do jeito que estava e mantivemos a fechada original, com a marca do tempo. A parede e o teto estão descascados. Chegamos para participar dessa efervescência cultural do bairro e dialogar com a produção local. Não seremos apenas uma loja vintage”, comenta Matheiski.

Escrivaninha em caviúna da Móveis Cimo, um dos destaques da Verniz.
Escrivaninha em caviúna da Móveis Cimo, um dos destaques da Verniz, agora em novo endereço na Barra Funda. (Galeria Verniz/Reprodução)

Para quem não sabe, a Galeria é reconhecida pelo seu acervo de peças de mobiliário assinado garimpadas. Além delas, também estão disponíveis peças feitas por marceneiros da região.

Continua após a publicidade
Peças da Galeria Verniz.
(Facebook Galeria Verniz/Reprodução)

“Teremos seis profissionais aqui da Barra Funda na abertura. Estamos ocupando um espaço maior para também mostrar as nossas peças que estavam no estoque. Queremos, a partir de agora, que a Verniz tenha uma agenda com exposições de artes plásticas e eventos de design”, comenta Tartalia.

Nova sede da Galeria Verniz
Painel em madeira de Hugo Rodrigues e a poltrona moleca em jacarandá de Sérgio Rodrigues. (Michelle Silva/Reprodução)

Quem passar pelo local também conhecerá os tradicionais itens icônicos decorativos assinados por grandes artistas.

Continua após a publicidade
Peças da Galeria Verniz.
(Facebook Galeria Verniz/Reprodução)

“Quando criamos a Verniz, começamos a misturar o mobiliário moderno com móveis industriais e peças que ainda não eram tão valorizadas. Olhamos também para o mobiliário brasileiro e o resgate histórico de nomes importantes ao longo desses anos com uma seleção de peças com valores mais convidativos”, avalia Bega.

Peças da Galeria Verniz.
(Facebook Galeria Verniz/Reprodução)

Destaques

Entre os objetos em destaque na nova sede da Verniz estão a mesa de jantar e cadeiras em jacarandá de Jean Gillon, a escultura em madeira de um artesão mineiro, o painel em madeira do artista plástico Hugo Rodrigues, a poltrona moleca em jacarandá de Sérgio Rodrigues, a cadeira rústica de um artista desconhecido e a escrivaninha em caviúna da antiga fábrica de Móveis Cimo.

Continua após a publicidade
Peças da Galeria Verniz.
(Facebook Galeria Verniz/Reprodução)
Publicidade