Continua após publicidade

Exposição mostra São Paulo vazia durante a quarentena

O fotógrafo Alexandre Suplicy registrou paisagens impressionantes da capital paulista em um momento único

Por Nádia Simonelli
Atualizado em 28 fev 2024, 18h33 - Publicado em 31 ago 2020, 16h15
(Alexandre Suplicy/Casa.com.br)

Entre muitas experiências novas que a pandemia nos trouxe, ver as ruas de São Paulo totalmente vazias foi uma delas. Foram dias e dias em que só observamos a cidade através das janelas. Uma beleza silenciosa e assustadora, mas que nos trouxe alguns benefícios. Entre eles, ter os céus mais limpos e ver o pôr do sol alaranjado com imagens que viralizaram nas redes sociais.

(Alexandre Suplicy/Casa.com.br)

Estimulado por essa inusitada realidade, o fotógrafo Alexandre Suplicy saiu em busca de retratar o que se via. Famoso por captar cenas do cotidiano e paisagens urbanas, ele percebeu que esse momento único precisava ser registrado. Ainda bem. “Quando olhei pela janela de casa, vi uma São Paulo assustadora e ao mesmo tempo linda. Pensei que era a minha obrigação registrá-la para as próximas gerações visualizassem a quarentena, por meio da fotografia”, explica Alexandre.

(Alexandre Suplicy/Casa.com.br)

Munido de câmera e drone, o fotógrafo registrou cada detalhe da cidade vazia, registrando todas as regiões e pontos históricos.

Todo esse precioso material ganhou uma exposição e está disponível ao público no D&D Shopping, em parceria com a Fast Frame. A mostra Tempos de Quarentena, reúne toda a série captada por Alexandre entre março e abril deste ano. São 23 quadros, com medidas de 60 x 90 cm e 1 m x 1,5 m , além de um projetor interativo com vídeos registrados por drone.

(Alexandre Suplicy/Casa.com.br)

“Postei algumas fotos nas redes sociais e logo viralizou – 30 mil compartilhamentos. Senti que as pessoas queriam muito ver a cidade como estavam além das suas janelas. E com a retomada pude perceber a população voltando às ruas, sempre de máscara, e acredito que foi outro momento crucial que passei a registrar. Nesta exposição vou mostrar um pouco destes dois momentos.”, conta Alexandre sobre a experiência e decisão de realizar a exposição.

Continua após a publicidade

É possível visitar a exposição no novo horário de funcionamento do D&D Shopping – de segunda a sábado das 12h às 20h e aos domingos das 14h às 19h, e que segue respeitando todas as orientações, tendo como prioridade a saúde e segurança dos lojistas, clientes e parceiros.

 

Publicidade