Atenção, profissionais: dicas para viralizar seu projeto, ideia ou produto
As regras do marketing viral para as áreas de design de interiores e arquitetura, segundo a jornalista Marcia Carini
Uma vez, um arquiteto muito querido me disse: “Marcinha, eu não vou mais fazer CASACOR SP…eu sinto que não “aconteci”. Por que será?”. Esse arquiteto tinha feito bons ambientes nessa mostra de decoração, era querido entre os fornecedores. E eu não soube o que responder. Fiquei com isso alguns anos na minha cabeça e, hoje, eu acho que…encontrei uma pista. Existem fórmula para viralizar. No vídeo acima, faço um resumo dessa fórmula e parte dela está no livro Made to Stick, de Chip e Dan Heath (em Português: Ideias que colam). Esse livro me levou a fazer um curso de marketing viral, da Wharton School, da Universidade da Pensilvania. É um curso online de quatro semanas.
O que eu vou falar aqui, pode ser adaptado para qualquer área. Uma ideia viraliza quando ela tem seis ingredientes básicos: 1) simplicidade 2) surpresa 3) concretude 4) credibilidade 5) emoção. Então, já que eu comecei falando sobre arquitetura vou permanecer no tema, mas agora usando um ambiente que viralizou. Pensa que quando alguém visita uma mostra de arquitetura, vai ver pelo menos 70 espaços, e ela vai se lembrar de poucos espaços (talvez se lembre apenas de partes de alguns deles). Em 2016, em São Paulo, na CASACOR, um espaço viralizou mais que os outros. Quem se lembra? Foi esse aqui: Estúdio Jaboticaba de Nildo José. Vamos ver como esse ambiente se enquadra perfeitamente nas premissas da viralização.
Ficou curioso para saber mais sobre marketing viral? Então, acesse o blog da Marcia Carini!