A Coca-Cola lança a primeira garrafa plástica de resíduo oceânico
A marca começou com uma edição de 300 frascos criados com 25% de plástico proveniente de lixo marinho de praias da Espanha e de Portugal
Quando a onda da sustentabilidade chega às gigantes, sabemos que podemos estar no caminho certo (e acreditamos fortemente nisso!). Agora é a vez da Coca-Cola colocar a cara no sol e trazer uma solução às embalagens de plástico que comportam a bebida mais desejada da garotada.
Em parceria com a startup holandesa Ioniqa Technologies e a Indorama Ventures – responsável pelo plástico das garrafas PET da marca – a Coca apresentou a primeira garrafa do mundo criada a partir de resíduos de plástico reciclado do oceano. A empresa começou o trabalho sustentável com uma edição de 300 frascos criados com 25% de plástico proveniente de lixo marinho, coletado por voluntários durante 84 mutirões de limpeza de praias na Espanha e em Portugal.
Para processar o material, a Ioniqa usou uma tecnologia de despolimerização para decompor o PET em seus monômeros, que permitem que ele seja re-produzido como um novo. Foi então enviado para uma instalação da Indorama Ventures para ser polimerizado com um novo plástico.
“No prazo imediato, a reciclagem aprimorada será introduzida em escala comercial usando fluxos de resíduos de recicladores existentes, incluindo plásticos anteriormente não recicláveis e recicláveis de menor qualidade”, diz Tonnis Hooghoudt, CEO da Ioniqa Technologie. “A partir de 2020, a Coca-Cola planeja lançar esse conteúdo reciclado aprimorado em algumas de suas garrafas. Pretendemos mostrar o que essa tecnologia pode oferecer. Nossa nova fábrica agora está operacional e estamos ampliando essa tecnologia. Ao fazê-lo, pretendemos eliminar completamente o conceito de plástico descartável e resíduos de plástico”, finaliza.
O objetivo da Coca-Cola é ver o termo “plástico descartável” se tornar redundante, tanto em seus negócios quanto além. Se a ideia for implementada para a produção em massa, a marca de refrigerantes será a primeira empresa do segmento FMCG (Fast-moving consumer goods, em tradução livre: bens de consumo em movimento rápido) a começar a vender bebidas e alimentos em embalagens de resíduos plásticos.