Casa Created with Sketch.

Renove a decoração com estampas

Elas apimentam móveis, paredes, luminárias e objetos com suas cores e seus desenhos exuberantes. Veja cinco ambientes e mais uma seleção de produtos charmosos.

Na sala, a elegância dos tons púrpura

No ambiente criado pelas arquitetas Carolina Mariutti e Cláudia Xavier, as almofadas com estampas gráficas de tons de berinjela (repare que até as flores remetem ao geométrico ponto cruz) estabelecem um diálogo harmônico com o desenho e a cor do tapete formado por um mosaico de modelos orientais tingidos com um magenta vibrante. Não fica muito pesado por causa da neutralidade do cinza do sofá, que puxa para o roxo, ensina Carolina. Os arranjos de sempre-vivas amarelas e lírios rosa se harmonizam com o todo.

Tons neutros e estampa forte no quarto

A arquiteta Deborah Roig buscou numa roupa de cama cheia de personalidade a função de transmitir aconchego para um ambiente que poderia ficar excessivamente clean. Para incrementá-la, intercalou a estampa forte com lençóis brancos. A moldura da cabeceira, de madeira clara, serviu como parâmetro para a escolha das cores. O enxoval tem desenho exuberante, porém numa mescla elegante de mostarda, preto e marrom, explica a profissional. A fronha listrada, da mesma paleta, fica entre o branco do lençol e o da cabeceira. Almofadas de tricô trazem aconchego.

Floral romântico para o lavabo

Existem estampas que são capazes de definir o estilo de uma decoração, como o delicado papel de parede usado neste lavabo, com rosas sobre fundo azul clarinho. Como o ambiente é pouco utilizado, vale abusar de estampas, dá a dica o arquiteto Maurício Karam, que imprimiu um clima romântico ao espaço, em um apartamento de estilo bem contemporâneo. Optamos por um rodapé alto de madeira, linhas retas e materiais como o limestone Mont Charmot na bancada e no piso para combinar com o resto da decoração, diz. Mas ousamos com flores e peças de prata, completa.

Estampa clássica no escritório

A tradicional estampa de origem francesa toile de jouy que reveste a poltrona inspirou a cor da parede neste escritório. O tom rosa-forte foi aplicado sobre molduras boladas pelo arquiteto Maurício Karam. Paredes com molduras são clássicas, mas estas ficaram modernas com a cor cobrindo tudo por completo. Assim a estampa passou a ter um elo maior com o ambiente, comenta.  Mas vale lembrar que não é recomendado exagerar nos quadros se escolher esse tipo de aplicação. Ao lado do estofado, a mesa aramada do italiano Gino Carollo leva sofisticação ao ambiente.

Cores suaves na mesa da varanda

A madeira clarinha da mesa e das cadeiras serviu como referência para a escolha das cores dos tecidos que compõem a cena nesta varanda verde-folha sobre base creme para o assento e bege para a toalha. Como os móveis têm um design moderno e limpo, as estampas se harmonizaram ao estilo com desenhos gráficos simples. Estampas assim contribuem para o espaço e não concorrem nem desmerecem o design das peças, explica a arquiteta Patrícia Martinez, autora da acertada composição. Com essa escolha, não houve risco de que motivos exagerados ofuscassem a beleza dos móveis.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s