Quatro cantos sossegados para leitura

O momento de pausa para leitura merece espaços agradáveis e inspiradores. Confira 18 sugestões de poltronas e luminárias para um canto de leitura agradável e acolhedor.

Por Reportagem Visual Aldi Flosi Texto Silvia Avanzi Fotos Marco Antonio Atualizado em 19 jan 2017, 13h48 - Publicado em 7 jan 2011, 19h49
Um título para uma foto sem titulo

O casal Luciana e Cesar imprime personalidade em cada detalhe de sua casa. “Eu projetei a reforma e ajudei a organizar os ambientes com os móveis vintage e as peças que eles costumam trazer de viagens”, conta a arquiteta Claudia Haguiara. No canto do living, onde eles gostam de ler, a poltrona antiga veio da casa da mãe de César e o painel mostra uma foto de Luiz Moretti. Criação do casal, a luminária foi montada com minilixeira da Tok & Stok preenchida com pedrinhas e cúpula de vidro de Murano. A banqueta é da Loja Teo.

Um título para uma foto sem titulo

Embora haja um home office no amplo apartamento dos anos 1960, é no living, junto à porta-balcão, o espaço de leitura preferido da jovem moradora, uma amante de design moderno. Na reforma, projetada pelo escritório Sao Arquitetura, a proposta era ampliar os ambientes e aproveitar a luminosidade, que se mostra especial nessa área. Poltrona de Carlos Motta, mesinhas laterais da Micasa e luminária da Lumini.

Um título para uma foto sem titulo

O arquiteto David Bastos projetou este ambiente para que o empresário pudesse ler, assistir TV e consultar o computador enquanto está em casa. O aparador (Kitchens) e a poltrona (da italiana De Padova, Casual) ficam próximos à janela. À noite, a luminária articulável (Fas) dirige o foco conforme a necessidade. “Acima, a prateleira apoia livros e também uma tela de alumínio com pintura eletrostática na cor da parede, que oculta o aparelho de ar condicionado”, conta David.

Um título para uma foto sem titulo

No quarto de 20 m2 de um jovem administrador de mercado financeiro, que cursa MBA, as arquitetas Mariana Bello Noya e Marie Zancaner Caro projetaram o canto de leitura e estudos. “A ideia era criar um espaço descontraído, diferente do home office”, explica Mariana. A ampla chaise (Decoramelo) ganhou capa de sarja ( JRJ) e almofada de linho (Collectania). Nas laterais, mesa de apoio vintage (Loja Teo) e luminária (Bertolucci). A cortina (Casa Mineira) utiliza tecido escuro de seda rústica (Empório Beraldin).

Continua após a publicidade

Publicidade