Casa Created with Sketch.

Qual é o aspirador de pó ideal para a sua casa? Te ajudamos a escolher

Sempre quis se livrar da sujeira passando o aspirador de pó pela casa inteira seja na cidade, na praia ou no campo? Estas oito dicas são essenciais

A escolha do aspirador de pó ideal costuma ser sempre complicada: há uma infinidade de modelos no mercado e fica difícil descobrir qual é aquele perfeito para a sua casa. Por isso, decidimos te orientar para fazer a melhor compra. Falamos com três profissionais do mercado e selecionamos oito dicas essenciais para quem está em busca de um – seja na cidade, na praia ou no campo.

08-como-escolher-o-aspirador-de-po-ideal-para-sua-casa

 (/)

1. Tamanho importa. 

Para ter certeza de que o aspirador que você escolher será o melhor modelo para a sua casa, pense em onde você vai utilizá-lo. A resposta é “pela casa inteira”? E qual é o tamanho da sua casa? “Para um apartamento pequeno, opte por um aspirador mais compacto e que seja leve, fácil de guardar e manusear. Para uma casa grande, prefira um aspirador de pó mais robusto e com cabo elétrico longo para evitar trocar de tomada ao mudar de ambiente”, diz Adriana Gimenes, gerente de Marketing e Produto da Electrolux. Se o ambiente tiver carpete ou muitos tapetes, o indicado é utilizar aparelhos com bocais específicos para essas superfícies.

2. Existe aspirador certo para a casa na cidade, para a casa na praia e para a casa de campo sim.

Se você estava perdendo as esperanças achando que aspirador de pó não é aparelho para casas na praia ou no campo, pense novamente. Para casas de praia, “escolha um aspirador robusto e com saco, por causa da areia. Para áreas com estrada de terra próxima, prefira um aspirador com alto poder de limpeza com ou sem saco, mas com filtro hepa, para preservar o ar puro. Caso seja uma área com terra batida, pode ser utilizado o aspirador sem saco”, explica Marcelo Pellegrinelli, gerente de Marketing de Eletrodomésticos da Black+Decker. Pense também no número de moradores da residência e na frequência de limpeza que será necessária: “O número de moradores vai influenciar na quantidade de sujeira, mas o tamanho da residência é o que influencia mais no momento de escolher um aspirador”, completa Adriana.

3. Faça o uso dos acessórios corretos.

Pode sim passar o aspirador na casa toda, basta usar o acessório correto. “Os aspiradores vêm com bocais que podem ser usados em qualquer piso e canto. Alguns também possuem outros acessórios para limpar cortinas e estofados e até mesmo superfícies delicadas como móveis de madeira. Para objetos delicados como abajures e móveis, existe o bocal escova”, recomenda Adriana. Mas, quando o assunto é o piso, é bom ter certeza de que os acessórios específicos para cada piso ou superfície estejam colocados. Para madeira, pisos frios e concreto, “o bocal usado deve ter rodas, de preferência de borracha e que as mesmas não estejam travadas. O bocal pode ter cerdas também. Caso não tenha rodas ou cerdas, o plástico pode marcar ou riscar o piso. Também tome cuidado para que o piso esteja seco para aspirar, se não deve-se utilizar um aspirador de água e pó”, adverte.

10-como-escolher-o-aspirador-de-po-ideal-para-sua-casa

 (/)

4. Pode passar em cima da geladeira? Deve!

Pode não, deve! “O ideal é limpar sempre todas as áreas acessíveis ao aspirador, inclusive rodapés, embaixo de camas e móveis, atrás das portas, trilhos e janelas, fendas e costuras de sofás, em cima e atrás de móveis e eletrodomésticos…”, indica Adriana. “Muitos consumidores não sabem, mas podem utilizar o aspirador para limpar seus travesseiros e colchões”, completa, mas a lista também inclui cantos como o topo da geladeira, e objetos de decoração – tudo com muita delicadeza. “Sob camas e móveis, é normalmente onde se acaba deixando poeira, devido a dificuldade maior de chegar. Neste caso, recomenda-se que, pelo menos uma vez ao mês em condições normais de poeira, esses itens sejam movimentados e que o aspirador seja passado nos pontos em que não se chega diariamente”, alerta Jacques Ivo Krause, Diretor Técnico e de Comércio Exterior da Mondial.

5. Aspirador de pó é uma opção para limpar tapetes e carpetes.

Nós sabemos que você também adora passar horas limpando tapetes e carpetes com um pano ou escova. Mas, caso você canse e queira uma segunda opção, estamos aqui para te lembrar que é recomendado higienizá-los frequentemente, inclusive com o aspirador. “É a melhor opção para remover poeira e ácaros que geralmente se acumulam mais nessas peças de decoração”, comenta Marcelo. “O consumidor deve verificar a fragilidade de seu tapete para que seu aspirador não arranque os fios e danifique. Para evitar que o bocal sugue o tapete, é recomendado usar a regulagem de vácuo para diminuir o poder de sucção do aspirador”, explica Adriana.

11-como-escolher-o-aspirador-de-po-ideal-para-sua-casa

 (/)

6. Existe o aspirador certo para quem tem bichos de estimação.

“Para quem tem animal de estimação em casa, o uso de aspirador de pó é essencial para remover os pelos do piso, carpetes e estofados”, conta Marcelo, ajudando os donos de pets em todos os lugares. Vale o cuidado para não aspirar itens maiores (vide item 2) e para não assustar o bichinho – faça um teste antes de começar a aspirar para valer.

7. Mantenha seu aparelho sempre limpo.

“Para que o aspirador tenha um bom desempenho, é necessário utilizar os acessórios e bocais corretos para cada finalidade, além de manter os coletores e filtros sempre limpos. Um coletor cheio de sujeiras reduz a eficiência de sucção, consumindo assim mais energia”, comenta Marcelo Pellegrinelli, gerente de Marketing de Eletrodomésticos da Black+Decker.  “O ideal é limpar o reservatório de pó ao final de cada uso do produto”, completa Jacques. Se o aspirador possuir saco coletor, o melhor é trocá-lo a cada dois meses, ou quando estiver cheio. “Quando não estiver em uso, o aspirador deve ser mantido em ambiente protegido da umidade e luz solar, para evitar danos ao aparelho”, aconselha. Além disso, alguns outros cuidados básicos devem ser tomados quando usar o aspirador, como não puxar a tomada pelo cabo e não torcer ou puxar o cabo elétrico no geral – “esse movimento pode, com o tempo, causar pequenas fissuras na mangueira, fazendo que o ar escape e perca o poder de sucção e limpeza”, explica Adriana.

8. O aspirador de pó de casa é diferente do escritório.

Se você gostou tanto da ideia que vai até levar o seu aspirador para o trabalho, saiba que você provavelmente vai precisar de outro modelo. “Em caso de ambientes maiores e com mais pessoas, o ideal é utilizar aspiradores de pó mais potentes e com maior capacidade”, indica Marcelo. “Além disso, o consumidor pode buscar por modelos silenciosos, o que possibilita o uso mesmo quando as pessoas estejam trabalhando”, diz Adriana.

09-como-escolher-o-aspirador-de-po-ideal-para-sua-casa

 (/)

Confira quais produtos são recomendados pelas marcas para cada espaços menores, maiores e áreas externas:

01-como-escolher-o-aspirador-de-po-ideal-para-sua-casa

 (/)

02-como-escolher-o-aspirador-de-po-ideal-para-sua-casa

 (/)

03-como-escolher-o-aspirador-de-po-ideal-para-sua-casa

 (/)

04b-como-escolher-o-aspirador-de-po-ideal-para-sua-casa

 (/)

04-como-escolher-o-aspirador-de-po-ideal-para-sua-casa

 (/)

05-como-escolher-o-aspirador-de-po-ideal-para-sua-casa

 (/)

06-como-escolher-o-aspirador-de-po-ideal-para-sua-casa

 (/)

07b-como-escolher-o-aspirador-de-po-ideal-para-sua-casa

 (/)

07-como-escolher-o-aspirador-de-po-ideal-para-sua-casa

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s