Perguntas e respostas: 6 dúvidas comuns na hora de organizar a estante

Saber como dispor as coisas na estante, deixá-la sempre limpa, pode parecer uma tarefa difícil, mas com algumas regras, torna-se possível mantê-la sempre organizada

Por Alex Alcantara Atualizado em 20 dez 2016, 18h25 - Publicado em 17 jun 2015, 15h50

foto-abre-estante

Ter uma estante bonita, organizada e sempre limpa é o sonho de muitas pessoas, porém mantê-la sempre assim, na correria do dia a dia, pode até parecer difícil. Mas, Allan Gonçalves, gerente da marca Oppa, separou alguns toques que podem ajudar você nessa missão.

foto-2-estante

 

Qual a melhor forma de organizar livros?

Deixar todos os livros retinhos, um ao lado do outro, dão aspecto de biblioteca séria. Para quebrar essa seriedade, vale deixar alguns deles empilhados, principalmente os que são grandes e bonitos como os de arte. Fica charmoso e cria uma superfície de apoio para objetos de decoração.

Como arrumar objetos coloridos e inesperados?

Ainda no clima de deixar a estante mais despojada e menos séria, a dica é enchê-la de objetos diferentes e coloridos para criar um contraste. Assim, ela fica mais interessante e se destaca como um objeto de decoração. Aproveite e coloque pilhas de livros na frente, isoladas em um dos nichos e deixe a sua imaginação fluir. Aqui vale canecas, quadros, toy art, máquina fotográficas ou mesmo organizadores.

Continua após a publicidade

O que fazer com as miudezas?

O melhor seria o uso de organizadores. Apoiadores de livro, caixinhas, canecas e copos bacanas podem servir para aqueles objetos que não param em pé, mas que precisamos deixar à mão.

Como usar plantas?

A internet está cheia de tutoriaisque ensinam a fazer um jardim vertical. Quer um jeito mais fácil? Distribua vasinhos com plantas pela estante. Além de dar mais vivacidade, elas ajudam a deixar o ambiente mais leve e é uma solução para quem sempre quis ter um jardim mas não tem o espaço necessário.

Como manter tudo sempre limpo, sem acúmulo de pó? Qual a melhor dica ou qual a periodicidade da limpeza?

Os espanadores eletrostáticos são os melhores para esse tipo de limpeza. Eles sugam a poeira e não deixam que ela se espalhe pela casa, além de limpar os cantinhos e frestas de objetos pequenos. É aconselhável limpar uma vez por semana. Em casas com incidência maior de poeira (muito abertas, em cidades mais secas ou que estejam perto de obras), duas vezes por semana.

Qual o modelo de estante que está em voga?

Apesar do surgimento dos home theaters e racks, a estante nunca sai de moda. Os modelos vazados são sempre os mais versáteis. São ótimos para separar ambientes, pois servem os dois lados, sem fechar a passagem de luz. Dependendo do tamanho do espaço ou se forem encostadas em uma parede muito grande, podem variar de cor e tamanho e serem colocadas lado a lado.

foto-3-estante
Continua após a publicidade

Publicidade