O maior fabricante de móveis na Itália agora está no Brasil
A marca Italsofa, do grupo italiano Natuzzi, inaugura sua primeira loja no Brasil nesta semana

Considerado o maior fabricante de móveis da Itália, o grupo Natuzzi existe desde 1959 e já atua em 123 países. Nesta semana, será inaugurada no Brasil a primeira loja da Italsofa https://www.italsofa.com, uma das marcas do grupo. O que mais chama a atenção nessa história, além da forte presença da marca no mundo, é que as peças são desenhadas por Pasquale Natuzzi, CEO da empresa que cuida coordena pessoalmente o Centro di Stilo, localizado em Santeramo, onde 120 profissionais se dedicam ao estudo de tendências de decoração em todo o mundo. As peças vendidas no Brasil foram desenvolvidas para um público jovem e com desenhos modernos, além disso, serão produzidas em uma fábrica localizada em Salvador, Bahia. A loja brasileira vai ser inaugurada no Shopping D&D, em São Paulo, e o projeto do espaço foi desenvolvido de acordo com os padrões das filiais italianas. É a primeira vez que a empresa investe em uma loja própria fora da Itália, isso porque em outros países elas são administradas em sistema de parceria. Abaixo, você confere alguns lançamentos da Italsofa e em seguida, uma entrevista exclusiva com Pasqualle Natuzzi realizada em Milão, durante a Semana do Design.

Entrevista com Pasquale Natuzzi
Por que o interesse no Brasil?
O Brasil tem uma enorme potencial de crescimento. A empresa Natuzzi mantém no Brasil, desde 2003, duas fabricas na Bahia voltadas para exportação. Produzimos móveis para o mercado norte-americano com a mais alta qualidade e com mesmo processo de produção das fábricas italianas. Há dois anos, com o crescimento dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia e China) houve a decisão estratégica da empresa de valorizar os mercados internos destes países emergentes. Sendo que no Brasil e na China as fábricas já estavam implantadas. Bastava apenas desenvolver uma estratégia de distribuição e divulgação. A cidade de São Paulo foi escolhida para abrigar a sede comercial da empresa na America Latina. E a Italsofa, uma das marcas da Natuzzi, foi escolhida para ter a primeira loja no Brasil. Com a fábrica já montada, os produtos terão a qualidade da Italsofa com preços competitivos. E em 2011 a marca Natuzzi será introduzida no mercado brasileiro com produção nacional.
Qual a diferença entre a Natuzzi e a Italsofa?
Natuzzi é uma marca para clientes que já conseguiram ter a segunda casa. São pessoas que tem filhos já criados e que estão pensando muito em conforto e bem estar. Em média é um consumidor que vai dos 39 aos 69 anos de idade. Na grade de produtos da marca utilizamos o conceito de Total Living, que significa a combinação entre sofás, poltronas, tapetes, mesas laterais e de centro até aos objetos.
Qual a média de preços de um estofado da Italsofa?
A média de preços de um estofado da marca aqui no Brasil será entre R$ 4 e R$ 20 mil. A Italsofa, por ser uma marca jovem e contemporânea, tem um público que busca alta qualidade, mas está de olho nos preços.
Como será a loja em São Paulo?
Escolhemos o Shopping D&D para abrigar a primeira loja. Será um espaço de 200 m² com projeto feito na Itália. Vamos ter uma enorme linha de produtos, que vão dos estofados até algumas luminárias.
Uma das características dos produtos italianos é a qualidade do design. A Italsofa investe em design?
A Italsofa e a Natuzzi tem um Centro di Stilo próprio e sediado dentro da empresa. Nessa equipe temos designers, engenheiros, arquitetos e coloristas. Todos pensando no design dos móveis e na harmonia entre os produtos apresentados. Mas a nossa maior preocupação é criar a sensação de bem estar nas pessoas que entram na loja. Realizamos também parcerias com artistas. E dessas parcerias surgem mostras e eventos, que faremos também em São Paulo.
Qual o segredo do maior fabricante de móveis da Itália?
Amor pelo belo. Eu sempre acreditei que o belo nos torna felizes. Sempre busquei o belo, tanto na minha vida, como no meu trabalho. Consegui transferir esta paixão para os meus colaboradores. Aqui na Itália fica mais fácil, pois somos cercados pela arte.
Desenho e negócios andam juntos?
Na minha vida nunca trabalhei pensando em dinheiro. Meu objetivo sempre foi fazer um bom trabalho. E depois o resultado financeiro aconteceu. Com esse resultado eu consegui crescer, montei novas fábricas. Além disso, temos uma missão como empresa: criar valores para os nossos clientes. E valores se criam com muitas coisas. Design é uma delas, mas não é a única. É uma relação em cadeia. Se criamos valores para os nossos clientes, isso se estende para os nossos fornecedores. Esses valores passam para os funcionários e em última instância, para os acionistas.
Como o senhor trabalha muito, sobra tempo para o lazer?
A empresa foi iniciada por mim desde o começo. Não herdei nada. Sou realmente uma pessoa que trabalha muito. Mas, acordo bem cedo e vou pedalar. A vantagem é que como vivo a quatro metros da fábrica as coisas ficam mais fáceis. Tenho uma bela casa e faço muita atividade física. Sábado é o dia dos meus hobbies. Amo velejar e tenho um belo barco que demorei cinco anos para construir. Um barco de 40 metros todo feito de madeira. É o meu Stradivarius.