Continua após publicidade

O futuro é a TV Digital: melhor qualidade de imagem e som

A nova geração de televisão aberta traz imagens em alta definição e deve aposentar a transmissão analógica até 2016.


Por Texto João Varella
Atualizado em 20 dez 2016, 20h24 - Publicado em 12 jun 2012, 18h53
01-futuro-tv-digital-melhor-qualidade-imagem-som

Relaxar no sofá e zapear com o controle remoto tem sido um dos passatempos favoritos dos brasileiros há meio século. Agora, com a chegada da TV digital, é o momento de se preparar para a próxima fase desse hábito. O novo padrão de transmissão de televisão aberta oferece imagens e som em forma de dados, decodificados por um conversor – essa tecnologia elimina fantasmas e ruídos. A maioria das reproduções é em alta definição, quando assistidas em aparelhos de tela fina, mas mesmo um modelo de tubo, aquele gordinho, pode mostrar cenas com qualidade de DVD. E tem mais: a mudança permite interatividade com o conteúdo extra que as emissoras começam a apresentar.

Esclaremos algumas dúvidas sobre a TV Digital aqui. São 11 perguntas devidamente respondidas. Confira!

Será que eu já recebo a transmissão digital?

 

Segundo o balanço mais recente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), divulgado em outubro de 2011, o sinal atinge 480 municípios – entre as capitais, estão de fora somente Rio Branco, Macapá e Porto Velho. 

Esse número contempla mais de 45% da população do país, percentual que vem crescendo gradualmente. “O processo é lento porque exige investimentos pesados na troca de equipamentos, e as pequenas empresas de televisão nem sempre têm condições de desembolsar a verba”, explica 

Continua após a publicidade

João Bruder, analista da consultoria internacional IDC.

As transmissoras de TV já são todas digitais?

 

A RedeTV! é a primeira emissora aberta a disponibilizar 100% da programação em HD (ou seja, com imagens em alta definição). Porém, mesmo que os demais canais ainda não tenham transferido a grade inteira, toda ela chega pelo sinal digital, o que significa melhora também na qualidade da imagem tradicional. De qualquer forma, a migração completa tem data marcada: a intenção do governo é aposentar o padrão analógico em junho de 2016. Outros países estão mais adiantados. “O sinal digital entrou no ar no Japão em 2001 e, no ano passado, deixou de existir o analógico”, conta Luiz Fernando Ramírez, gerente de vendas e marketing da  Hitachi. Pronto para conhecer a TV dos novos tempos? Detalhamos o caminho das pedras para você aproveitar da melhor maneira essa novidade.

Siga as setas no esquema abaixo e identifique o que é mais adequado a seu caso

Continua após a publicidade
02-futuro-tv-digital-melhor-qualidade-imagem-som

Seu aparelho de TV não possui conversor?

 

Então veja dois receptores de marcas recomendadas pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD), grupo formado pelas empresas que têm canais digitais ou estão em vias de implementá-los.

 

03b-futuro-tv-digital-melhor-qualidade-imagem-som

Com formato semicircular (67,5 cm de altura e 16,5 cm de diâmetro), a Duca, da Hitachi, também apresenta o sistema que recebe o sinal digital de qualquer ângulo. Disponível em preto e prata, a antena pode ser instalada, ainda, na área externa. Fnac , 3 x R$ 63

Continua após a publicidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

04b-futuro-tv-digital-melhor-qualidade-imagem-som

Fininha, a ANT1400R (21 x 24 x 1,9 cm*), da RCA, pode ser apoiada em um móvel ou pendurada na parede. Com captação 360º, o aparelho faz ajustes automáticos para melhorar a qualidade da imagem. Saraiva , 3 x R$ 29,97

Continua após a publicidade

Se precisar, lance mão de uma antena de uso privado

 

Como esse item se tornou um elemento novo na sala de estar, as empresas estão se preocupando cada vez mais com seu design.

05-futuro-tv-digital-melhor-qualidade-imagem-som 06-futuro-tv-digital-melhor-qualidade-imagem-som
Publicidade