Milão 2016: como a marca holandesa Moooi quer nos surpreender
Com o tema "harmonia rebelde", a marca holandesa Moooi aposta em apresentações inusitadas, como um sofá vertical
O tema da instalação da Moooi na semana do design em Milão é um paradoxo: harmonia rebelde. A partir desses dois contrários, a marca apresenta 22 novas peças com apresentações inusitadas, entre elas novidades em tapeçaria, sofás, pufes e luminárias.
Entre todos os móveis exibidos em Milão, dois traduzem perfeitamente o tema da coleção: as poltronas Charleston e Jackson.
Para começar, o sofá Charleston, do co-fundador da marca Marcel Wanders, parece uma poltrona — já que tem lugar para uma única pessoa. De altura imponente, é uma peça de três lugares virado de lado em um pedestal, se tornando quase vertical. Sua apresentação ousada é inspirada nos passos desta dança dos anos 20, dos quais este sofá herda o nome.
Também de Wanders, parte do encosto da poltrona Jackson é um elegante quadro de couro preto para emoldurar seus pensamentos enquanto você senta.
A Moooi também aposta em edições especiais, com a luminária Perch Light Tree, do designer Umut Yamac, e o sofá Compression em mármore, de Paul Cocksedge.
Originalmente, as luminárias Perch Light têm modelos de mesa, piso, parede e pendente. Elas apresentam pássaros iluminados que parecem feitos de papel. Os quase origamis balançam equilibrados em seu suporte. A Perch Light Tree, edição especial da mostra, é um tronco de 2.5 m com vários destes pássaros em seus galhos, balançando e convidando o visitante a observá-los.
O sofá de Paul Cocksedge é sofisticado e excêntrico ao mesmo tempo. A versão original é uma estrutura de espuma pura com um assento em mármore; já a especial é seu contrário. Nela, toda a estrutura salvo o assento é feita de mármore Carrara, transformando o Compression em um móvel escultural que marca presença no ambiente.
Também de Cocksedge, a estante Direttore chama atenção.
Em meio à prateleiras brancas, os livros coloridos brincam com ângulos e cores, lembrando a icônica Carlton, de Ettore Sottsass.