Qual é a melhor estante para os seus livros?

Alguns elementos que você deve prestar atenção na hora de selecionar o melhor modelo

Por Luiza Cesar Atualizado em 25 Maio 2021, 23h19 - Publicado em 26 Maio 2021, 18h00
Estante branca com nichos. Nos nichos, livros, porta-retratos, vasos.
Leroy Merlin/Casa.com.br

Os livros são extremamente valiosos, pois nos levam para outros mundos e introduzem diversos conhecimentos. Sendo assim, eles merecem um espaço que ajudará na sua conservação e fornecerá um destaque merecido. 

Independente do local que você vai selecionar para inseri-los na decoração – seja em salas, quartos ou escritórios -, as estantes são os móveis ideais – pela sua funcionalidade e capacidade de embelezar o ambiente.

Sala com duas poltronas marrons, sofá marrom com estrutura em bambu. Estante na parede envolvendo o sofá. Três luzes iluminam a estante
Reprodução/Pinterest

Por ser uma peça versátil, ele pode se alinhar com a temática do cômodo – escolha entre um estilo clássico, sofisticado, moderno ou criativo. Dando um toque da sua personalidade, você pode arrumar os livros por cores, tamanhos e coleções – tornando o arranjo ainda mais autêntico.

Segundo o arquiteto Bruno Garcia de Athayde, da Simonetto Móveis Planejados, existem alguns pontos importantes para facilitar o investimento na estante perfeita. Separamos, aqui, algumas dicas:

Três estantes estreitas em madeira. Livros e bonequinhos nas prateleira
Reprodução/Pinterest

Como escolher o modelo

Este deve ser o primeiro passo, pois é necessário pensar no melhor modelo para complementar o ambiente e acomodar todos os objetos. Existem muitas opções para a mobília, ela pode ser composta por prateleiras ou nichos, móvel ou fixa e no formato vertical, horizontal ou diagonal. 

Estante branca com nichos e um espaço maior para computador. Vasos, livros e dvds na parte superior

O importante é ter um direcionamento para que as ideias combinem com os exemplares dispostos e lembrar que cada modelo, dependendo do formato de fixação, possui uma capacidade de peso – influenciando na quantidade de itens que podem ser acomodados.

Continua após a publicidade

Veja também

Definindo as medidas

Para fazer parte da decoração de forma harmônica, a amplitude do espaço deve ser levada em consideração para que o design da estante seja funcional ao local.

Os móveis também podem ser combinados com outros que fazem parte do cômodo, como rack ou escrivaninha.

Estante em madeira rústica com escada. Espaço para sofá com almofada preta.
Reprodução/Pinterest

Materiais

Os materiais mais comuns são madeira, metal, MDF ou MDP. O recomendável é que, antes de escolher qual o mais adequado, você analise a quantidade de itens que serão expostos e o tamanho de cada um. Assim, você opta por elementos que proporcionam boa sustentação. 

Estante branca com nichos e livros organizados por cor
Reprodução/Pinterest

Organização do móvel

Em pé, deitadas ou misturadas, existem infinitas maneiras de empilhar livros e sobrepor objetos – aqui você pode usar a sua imaginação!

Organizar por cor – em que cada prateleira realça um tom diferente – ou por tamanho – ordem crescente ou decrescente – também são alternativas. Sobrepor com objetos – como flores, porta-retratos e itens colecionáveis – adiciona ainda mais charme para o espaço.

Estante branca com nichos. Duas poltronas em madeira com almofadas estampadas
Reprodução/Pinterest

Livros como decoração

Se a estante não atende o que você procura, os livros, sozinhos, também podem se tornar itens para embelezar o ambiente. Incorporado em qualquer cantinho da sua casa, exemplares conseguem decorar os cômodos, até mesmo em cima de móveis que não são específicos para estes.

Continua após a publicidade

Publicidade