Continua após publicidade

Qual é a melhor estante para os seus livros?

Alguns elementos que você deve prestar atenção na hora de selecionar o melhor modelo

Por Luiza Cesar
Atualizado em 3 set 2024, 20h54 - Publicado em 26 Maio 2021, 18h00
Funkos e livros ganham destaque em reforma de apê de 64 m². Projeto de Vitoria Lacerda. Na foto, sala, estante de livros organizada por cor.
(Rafael Renzo/Divulgação)

Os livros são extremamente valiosos, pois nos levam para outros mundos e introduzem diversos conhecimentos. Sendo assim, eles merecem um espaço que ajudará na sua conservação e fornecerá um destaque merecido. 

Independente do local que você vai selecionar para inseri-los na decoração – seja em salas, quartos ou escritórios -, as estantes são os móveis ideais – pela sua funcionalidade e capacidade de embelezar o ambiente.

Miniapê de 25 m² tem sofá de canto alemão com baú e estante de mil livros. Projeto de Lemarchi Arquitetura. Na foto, prateleiras com livros, parede de tijolinhos.
(Renata Freitas/Divulgação)

Por ser uma peça versátil, ele pode se alinhar com a temática do cômodo – escolha entre um estilo clássico, sofisticado, moderno ou criativo. Dando um toque da sua personalidade, você pode arrumar os livros por cores, tamanhos e coleções – tornando o arranjo ainda mais autêntico.

Segundo o arquiteto Bruno Garcia de Athayde, da Simonetto Móveis Planejados, existem alguns pontos importantes para facilitar o investimento na estante perfeita. Separamos, aqui, algumas dicas:

Continua após a publicidade
Reforma de apê de 142 m² valoriza vista para Mata Atlântica e cria cozinha integrada. Projeto de Ketlin Amorim. Na foto, estante estreita com livros.
(André Nazareth/Divulgação)

Como escolher o modelo

Este deve ser o primeiro passo, pois é necessário pensar no melhor modelo para complementar o ambiente e acomodar todos os objetos. Existem muitas opções para a mobília, ela pode ser composta por prateleiras ou nichos, móvel ou fixa e no formato vertical, horizontal ou diagonal. 

Cobertura com planta circular tem jardim interno, área gourmet e sauna. Projeto de Roberto Souto. Na foto, sala de jantar, estante com livros, painel ripado.
(André Nazareth/Divulgação)

O importante é ter um direcionamento para que as ideias combinem com os exemplares dispostos e lembrar que cada modelo, dependendo do formato de fixação, possui uma capacidade de peso – influenciando na quantidade de itens que podem ser acomodados.

Continua após a publicidade

Veja também

Definindo as medidas

Para fazer parte da decoração de forma harmônica, a amplitude do espaço deve ser levada em consideração para que o design da estante seja funcional ao local.

Os móveis também podem ser combinados com outros que fazem parte do cômodo, como rack ou escrivaninha.

Painéis de madeira e tons de rosa criam decoração em homenagem ao feminino. Projeto de Marcelo Salum para a CASACOR São Paulo 2024. Na foto, sala de jantar, cadeiras azuis, estantes com livros.
(MCA Estúdio/Divulgação)
Continua após a publicidade

Materiais

Os materiais mais comuns são madeira, metal, MDF ou MDP. O recomendável é que, antes de escolher qual o mais adequado, você analise a quantidade de itens que serão expostos e o tamanho de cada um. Assim, você opta por elementos que proporcionam boa sustentação. 

Arte, design e natureza se unem neste apartamento em Brasília. Projeto de Três E+ Arquitetura e Design. Na foto, home office com estante e poltrona.
(Júlia Tótoli/Casa.com.br)

Organização do móvel

Em pé, deitadas ou misturadas, existem infinitas maneiras de empilhar livros e sobrepor objetos – aqui você pode usar a sua imaginação!

Organizar por cor – em que cada prateleira realça um tom diferente – ou por tamanho – ordem crescente ou decrescente – também são alternativas. Sobrepor com objetos – como flores, porta-retratos e itens colecionáveis – adiciona ainda mais charme para o espaço.

Continua após a publicidade
Casa de campo é repleta de obras de arte e mobiliário assinado. Projeto de BZP Arquitetura. Na foto, escritório com tapete geométrico e estante em degrade.
(Thiago Travesso/Casa.com.br)

Livros como decoração

Se a estante não atende o que você procura, os livros, sozinhos, também podem se tornar itens para embelezar o ambiente. Incorporado em qualquer cantinho da sua casa, exemplares conseguem decorar os cômodos, até mesmo em cima de móveis que não são específicos para estes.

Publicidade