Já pensou em um prato que dá para comer depois de usar?

Nada mais de louça acumulada: o "Bake.A.Dish" é um projeto que assa pratos feitos de massa de pão ou de biscoito, criado por um estudante de design industrial

Por Mariana Fonseca, de Exame.com Atualizado em 20 dez 2016, 21h12 - Publicado em 28 Maio 2014, 18h08
size_590_bake-a-dish-1

O trabalho de lavar a louça pode estar prestes a acabar. Em troca, pães e biscoitos feitos na hora.

Isso porque o estudante de design industrial Saeed Rahiminejad criou o “Bake.A.Dish”, um forno que assa pratos feitos com massa de pão ou de biscoito, dispensando o uso dos pratos comuns.

Eles podem ser customizados tanto no tamanho quanto na quantidade de carboidratos e de fibras, inclusive usando um aplicativo de celular.

Assim, além de um prato comestível, também dá para ter produtos de padaria feitos em casa e sempre frescos.

O projeto também é sustentável: de acordo com o estudante de Teerã, toda a energia gasta para assar os pães vem de painéis solares e a quantidade de água usada é menor do que uma lavadora comum. Além disso, acaba de vez com os pratos descartáveis.

O projeto do iraniano está inscrito no prêmio de design da Electrolux de 2014 e foi selecionado na primeira fase, dos 100 melhores projetos. Ele não está, porém, na segunda fase de seleção, com 70 ideias. O tema dessa edição é “Creating Healthy Homes” (“Criando lares saudáveis”).

exame-title
Continua após a publicidade

Publicidade