Guarda-roupas abertos: você conhece essa tendência?
O armazenamento aberto pode garantir fluidez e minimalismo ao quarto, mas merece atenção na hora de organizar
Não é nenhum segredo que um bom armazenamento é a chave para um quarto calmo e organizado – mas você já analisou os benefícios de ter ideias de guarda-roupa aberto?
Sem o vão de abertura das portas a serem considerados, estes armários podem, muitas vezes, caber nos espaços mais apertados. Ver tudo o que você precisa em um piscar de olhos também reduzirá o tempo gasto em sua rotina matinal.
Mas você também pode optar por uma opção que contempla os dois designs, com armazenamentos abertos e fechados. “Não importa o quão perfeitamente organizada sua roupa possa ser, alguns itens ainda podem ficar de lado, então inclua gavetas e tampas em seu planejamento de guarda-roupa aberto”, aconselha Louise Sellar, Diretora da Draks, ao Ideal Home UK.
Confira abaixo algumas ideias de guarda-roupas abertos para o seu próximo projeto:
1. Mantenha-o arrumado
Pense muito sobre a sua personalidade antes de abraçar um guarda-roupa aberto – essa não é uma jogada sábia para quem é bagunçado. As ideias do seu quarto têm de ser adequadas aos seus níveis de organização.
“A chave com os roupeiros abertos é mantê-los arrumados e pensar de forma prática, uma personalidade naturalmente organizada ajuda! Armazene itens mais volumosos que você precisa com menos frequência na parte de trás para evitar bagunça ao procurá-los”, aconselha Juliette Thomas, fundadora e diretora da Juliette’s Interiors.
2. Transforme um vão no quarto
Há cantinhos no quarto que não acomodam facilmente um guarda-roupa comum. Se você tem um desses no seu então gosta tanto de guarda-roupas feitos sob medida, considere utilizar prateleiras simples!
3. Invista em trilhos estilosos
Esqueça os cabideiros feios e frágeis, os mais recentes trilhos de roupas são construídos para impressionar e podem ser um recurso de design genuíno em seu quarto.
Além de parecer fabuloso, um varão elegante é uma ótima maneira de obter uma sensação leve e arejada – literalmente porque a luz e o ar podem passar por sua estrutura minimalista – tornando-os a escolha perfeita em quartos pequenos e com fome de luz do dia.
4. Aloque um espaço para sapatos
Todos podem se beneficiar ao priorizar o armazenamento de sapatos, portanto, encontrar as melhores ideias para isso no quarto é quase que uma obrigação.
“Sapatos podem facilmente se tornar um elemento bagunçado dentro de um guarda-roupa aberto; enfiados nas prateleiras ou jogados na parte inferior”, explica Megan Baker, chefe de design do My Fitted Bedroom.
5. Não superlote o armário
Se você está interessado em ideias de guarda-roupa aberto porque espera criar uma sensação de luz e espaço em seu quarto, é essencial evitar a superlotação.
“Roupeiros abertos podem realmente ajudar na tentativa de fazer um cômodo apertado parecer maior, mas certifique-se de que você pode ver um pouco do espaço da parede atrás, pois permite que os olhos apreciem toda a profundidade do espaço”, diz Nick Atkin, diretor da Atkin e Tomilho.
6. Faça-o no estilo closet walk-in
Em um grande dormitório, divida uma seção construindo uma nova parede divisória de vigas e posicione o divisor entre as janelas se o layout permitir. Use um lado da parede como uma cabeceira elegante, enquanto o oposto pode ser equipado com prateleiras e gavetas.
7. Adicione cortinas
Nem sempre é possível manter o armazenamento aberto super arrumado, principalmente nos quartos das crianças. Pendurar uma cortina de comprimento total nas seções mais desordenadas do armazenamento, por sua vez, oferece uma maneira simples de esconder a bagunça e fornecer um lugar para guardar brinquedos grandes.
8. Aprimore
Vá além dos trilhos e prateleiras simples com alguns toques extras e luxuosos que levarão suas ideias de armazenamento de guarda-roupa a novos patamares.
A iluminação LED embutida, por exemplo, é uma adição prática e pode ser instalada em controles de sensores que são ativados à medida que você se aproxima. Eles também vêm em versões alimentadas por bateria que podem ser adaptadas para reduzir o custo da nova fiação.
9. Feche-o com portas
Embora sejamos grandes fãs de armazenamento de quarto em plano aberto, nem sempre eles dizem respeito aos ambientes de dormir mais aconchegantes. A instalação de portas de abertura ampla é uma maneira brilhante de aproveitar o melhor dos dois mundos – acesso aberto quando você precisar, mas com a possibilidade de fechar tudo quando for hora de ir para dormir.
10. Aproveite todas as oportunidades
Não existe armazenamento demais. Depois de identificar o potencial de armazenamento óbvio do seu quarto, dê uma segunda olhada para quaisquer oportunidades perdidas.
O espaço “morto” acima e ao redor de uma porta pode servir para abrigar prateleiras para sapatos e bolsas, por exemplo. Se você tiver uma altura de teto acima da média – mais de 2,3 m – considere o armazenamento estilo biblioteca com uma escada embutida para desfrutar de fácil acesso aos armários superiores.
*Via Ideal Home