Furos na marcenaria compõem constelações do zodíaco

Armários perfurados retratam as constelações de câncer e de gêmeos em suas portas. Confira os modelos criados pela Zoom Arquitetura, Urbanismo e Design

Por Reportagem Claudia Nogueira (texto) | Fotos Maíra Acayaba | Ilustrações Campoy Estúdio Atualizado em 29 ago 2018, 11h48 - Publicado em 15 abr 2013, 17h24
01-furos-na-marcenaria-compoem-constelacoes-de-estrelas

A equipe do escritório Zoom Arquitetura, Urbanismo e Design evidenciou a paixão de seus clientes por astronomia perfurando diferentes constelações nos armários de um apartamento em São Paulo. O trabalho começou pelo mapa celeste, onde o arquiteto Guilherme Ortenblad demarcou as principais estrelas conforme a grandeza (traduzidas em furinhos de diâmetros diferentes). Depois, as portas dos armários e a frente das gavetas foram quadriculadas a lápis para receber as marcas da furação nos locais exatos. Antes da pintura com laca amarela, as chapas de MDF 18 mm ganharam aplicação de lixa e primer. A marcenaria, executada pela Visual Móbile em todo o imóvel, custou R$ 25 mil – as informações abaixo referem-se a dois conjuntos da cozinha, completos, onde figuram as constelações de câncer e peixes, signos dos moradores.

02-furos-na-marcenaria-compoem-constelacoes-de-estrelas

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

Constelação de câncer

Assinaladas no mapa de acordo com a grandeza, as estrelas foram convertidas em brocas de quatro diâmetros (veja na legenda). Depois, adaptou-se o conjunto à dimensão e ao formato da porta, de modo que o puxador ficasse em local favorável.

 

Continua após a publicidade

03-furos-na-marcenaria-compoem-constelacoes-de-estrelas

Constelação de peixes

Aqui, o desenho foi rotacionado para se ajustar ao formato vertical. Como neste caso, outras constelações zodiacais incluíram as complementares, que ficam ao lado, na adaptação.

 

Continua após a publicidade

Serviços

 

Continua após a publicidade

04-furos-na-marcenaria-compoem-constelacoes-de-estrelas

 

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Publicidade