Continua após publicidade

Fogões, geladeiras e outros itens inteligentes deixam a vida mais cômoda

Empresas investem em eletrodomésticos e eletrônicos conectados, que aprendem os hábitos do usuário e podem ser controlados à distância

Por Marianna Gualter
Atualizado em 17 fev 2020, 16h11 - Publicado em 14 mar 2019, 11h25

Já imaginou ter um fogão que sugere receitas, uma máquina de lavar que pode ser controlada à distância ou uma geladeira que mostra os produtos sem a necessidade de abrir a porta? E se todos esses equipamentos pudessem ser controlados por um único aplicativo localizado no seu celular?

Publicidade

Parece uma previsão futurística, mas graças ao investimentos das marcas em inteligência artificial, todas essas suposições e muitas outras já são possíveis. Conheça abaixo algumas das inovações apresentadas pela LG, Samsung e Gorenje:

Publicidade

ThinQ

Estande da LG na CES 2018, feira de tecnologia realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos. (Reprodução/LG/Casa.com.br)

ThinQ é a inteligência artificial criada pela sul-coreana LG. Lançada em 2018, a plataforma já está ativa e integra diversos produtos da marca, como geladeiras, celulares, TVs, máquinas de lavar e ar-condicionados. Os aparelhos que contêm a tecnologia podem ser controlados à distância por um aplicativo próprio, disponível para Android e IOS, ou pelo Google Home.

Publicidade

O grande diferencial da ThinQ é o chamado aprendizado de máquina, ou seja, os produtos compartilham informações com o aplicativo e são capazes de adaptar seu funcionamento aprendendo os hábitos do consumidor.

A ideia é tornar a vida mais fácil. O ar-condicionado, por exemplo, consegue entender qual a temperatura preferida do usuário. A máquina de lavar reconhece o tipo de tecido e decide qual o melhor ciclo de lavagem. Já o aspirador de pó descobre quais são os bichos de estimação da casa e mapeia objetos fixos da residência.

Publicidade
Continua após a publicidade

SmartThings

Plataforma SmartThings da Samung foi lançada durante a CES 2018, feira de tecnologia realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos. (Reprodução/Samsung/Casa.com.br)

Apesar de já oferecer alguns aparelhos com conectividade, foi somente em 2018 que a Samsung reuniu todos os produtos sob o comando de uma única plataforma: a SmartThings. Com a inovação, a empresa sul-coreana investiu na criação de linhas cada vez mais tecnológicas e na integração entre os aparelhos.

Publicidade

A SmartThings possibilita que o usuário controle equipamentos compatíveis à distância, o que permite certas comodidades ao consumidor, como poder ativar o ar-condicionado minutos antes de chegar em casa e assim ser recepcionado pelo ambiente já na temperatura desejada.

A grande inovação da plataforma está na conexão entre os próprios aparelhos. Sentado na sala, o usuário pode ver na tela da televisão quais produtos estão disponíveis na geladeira. Na porta do refrigerador, um grande visor funciona como tablet, permite criar listas de supermercado e controlar outros equipamentos da casa, como luzes e temperatura.

Publicidade

ConnectLife

Estande da Gorenje na IFA 2018, feira de tecnologia realizada em Berlim, na Alemanha. (Reprodução/Gorenje/Casa.com.br)

A eslovena Gorenje anunciou a plataforma ConnectLife no ano passado, o sistema conecta eletrodomésticos da marca e outros eletrônicos da chinesa Hisense, como fechaduras, filtros de ar e até espelhos inteligentes.

Entre as funcionalidades da plataforma estão o controle e monitoramento dos aparelhos à distância. É possível acompanhar as etapas da lavagem da roupa pelo celular, programar a ativação da coifa sempre que o fogão for ligado ou procurar sugestões de receitas e receber instruções personalizadas.

Apesar de estar disponível no Google Play, o aplicativo ainda não foi lançado comercialmente, a ideia é que chegue para os consumidores holandeses ainda no primeiro semestre de 2019 e depois seja expandido para outros lugares do mundo, incluindo o Brasil.

Publicidade
Publicidade