Casa Created with Sketch.

Faxina perfeita! 8 dicas para limpar a casa no fim do ano

Ingrid Lisboa e Rafaela Oliveira, personal organizers, dão dicas de como deixar a casa limpa após as festas de Natal e Ano Novo

Final de ano é sinônimo de festas. Para ajudá-la a deixar a casa arrumada após as comemorações de Natal e Réveillon, conversamos com duas personal organizers e pedimos que elas nos dessem dicas de como limpar e organizar a casa após esse período. A lista contém oito dicas de Ingrid Lisboa e Rafaela Oliveira, do Organize sem frescura.

aprenda-limpar-ceramica-porcelanato-vidro

Dica 1: Não deixarás a pia suja!

Jogue a preguiça de lado e se esforce para não deixar a pia mal-cheirosa. “Por questões de higiene, sugiro algumas coisas: não deixar para o dia seguinte a lavagem de recipientes com comida que possa exalar cheiro forte depois de algumas horas, como bacalhau”, sugere a personal organizer Ingrid Lisboa. “Para não acumular tarefas, a medida que for cozinhando, já vá lavando o que sujar. Assim, a cozinha se manterá em ordem e você gastará muito menos tempo lavando a louça pós festa”, sugere Rafaela Oliveira, do Organize sem frescura.

Dica  2: Não lavarás taças de cristal de madrugada

Evite começar o ano tendo que comprar taças de vidro para repor… “A limpeza e a lavagem de itens delicados e sensíveis devem ser feitas com paciência e concentração para evitar danos”, diz Ingrid. Isso significa que não é uma boa ideia lavar taças de cristal durante a madrugada, depois da ceia e do cansaço da festa.

Dica 3: Retirarás as manchas de vinho do tapete

Outra tarefa que deve ser feita no dia da festa (e não no outro dia) é a retirada de manchas de tecidos, guardanapos, sofás etc. “Quanto mais tempo as manchas ficarem no tecido, mais difícil é para retirá-las”, diz Ingrid.

Dica 4: Não guardarás alimentos na geladeira pela eternidade

“Muitos dos alimentos que sobraram da ceia podem ser guardados na geladeira e consumidos em até dois dias (massas como lasanha ou nhoque, farofas, sobremesas) e alguns podem ser congelados (especialmente as carnes, frango e peru). Alguns alimentos, porém, ficam com o sabor bastante comprometido e por isso devem ser consumidos no dia do preparo, como frutos do mar e preparações com batatas”, diz a personal organizer Ingrid Lisboa. Rafaela Oliveira dá uma dica semelhante e conta sua experiência: “É melhor descartar alimentos que contenham maionese com ovo cru. Eu descarto qualquer alimento que contenha ovos, até mesmo cozidos.”

Dica 5: Não cozinharás sem se planejar

Se você não quiser deixar os alimentos na geladeira ou não gostar de congelar, a dica é se planejar e cozinhar a quantidade de comida condizente com a de convidados. “Uma dica que eu dou para evitar o desperdício é planejar para que na ceia não sobre alimentos. É muito importante calcular a quantidade de comida corretamente de acordo com o número de convidados, e assim não sobrar”, sugere Rafaela Oliveira, do Organize sem frescura.

Dica 6: Não limparás a casa inteira de uma vez

Segundo profissionais especializados em organização, um dos principais erros na hora de deixar a casa em ordem é tentar arrumar tudo de uma só vez. Calcula-se que, quando se tenta arrumar tudo de uma vez só, gaste-se 30% a mais de tempo. “Quando se tem toda a casa para arrumar, o ideal é organizar e limpar inteiramente um cômodo de cada vez, do começo ao fim. Por exemplo, focar na cozinha e lavar louça, limpar fogão, secar/guardar louça, varrer e passar pano no chão, colocar panos para lavar”, indica Ingrid Lisboa.

Dica 7: Não deixarás alimentos expostos

Nada de esquecer alimento na casa ou deixa-los expostos após a ceia – além de ser anti-higiênico, é o primeiro passo para não aproveitá-los.

Dica 8: Não desperdiçarás objetos que podem ser usados na decoração

Muitas velas e enfeites podem ser reaproveitados no ano seguinte para decorar a casa. “Se a pessoa quiser, dá até para aproveitar latas de alimentos e transformá-las em lindos vasos de flores, porta canetas ou organizadores para quarto de crianças (encape as latas com as sobras de papel de presente ou papel adesivo)”, sugere Rafaela Oliveira, do Organize sem frescura.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s