Casa Created with Sketch.

Maior tapete do mundo demorou um ano e meio para ficar pronto

Conheça a história do maior tapete do mundo com mais de 5.000 metros quadrados

Com aproximadamente 5.624 metros quadrados, o maior tapete do mundo fica nos Emirados Árabes, mais especificamente na Mesquita de mármore de Abu Dhabi. Durante a construção da Mesquita, o governador de Abu Dhabi pediu que artistas do mundo inteiro participassem da decoração, o que transformou o local em um incrível mosaico de criatividade global.

Enquanto diferentes profissionais se dispunham para ajudar nos adornos, o Irã, humildemente, ofereceu um tapete feito à mão para a sala de orações, já que a região é conhecida pela tecelagem. Mas como a Mesquita inteira possui o tamanho de cerca de 22 mil metros quadrados, o tapete da sala de orações não poderia ser nada simples.

Foram usados 38 toneladas de algodão e lã e 1.200 tecelãs da Província de Khorasan para realizar o design do artista iraquiano Ali Khaliqi. O trabalho foi finalizado em 2007, após um ano e meio de produção. Além disso, o tapete conta com 2,2 milhões de nós individuais e feitos à mão e pesa cerca de 12 toneladas. 

Tapete da Mesquita de Abu Dhabi antes da sua instalação na sala de orações

 (Reprodução/Getty/Atta Kenare/)

Apesar de altamente detalhado, a cor que predomina no tapete é o verde. Isso porque ela era a cor favorita do idealizador da Mesquita, além de simbolizar, nos Emirados Árabes, a vida no deserto e ser o tom da primeira bandeira do islamismo. A barra do tapete é toda bege, representando a areia, como se a sala de orações fosse um oásis.

Alguns visitantes afirmam que o tapete não é uma peça única, já que é possível sentir costuras no tecido. Mas na verdade, isso é um detalhe pensado pelas tecelãs. Durante o processo de raspagem, o estágio final da produção, elas deixaram linhas elevadas para que os fiéis formassem fileiras retas durante as orações.

Fonte: Architectural Digest

VEJA MAIS:

Guia: o que fazer (e não fazer) ao escolher um tapete

10 dúvidas sobre tapetes

banner2017

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.