Design Weekend: um roteiro pela Avenida Paulista

Roteiro sugerido pela repórter da revista CASA CLAUDIA, Letícia De Almeida Alves, do melhor que vai rolar na Avenida Paulista durante o Design Weekend

Por Letícia De Almeida Alves Atualizado em 20 dez 2016, 19h21 - Publicado em 13 ago 2013, 19h20

Para quem quiser aproveitar os eventos na região, vale até deixar o carro em casa e descer em umas das três estações de metrô da Avenida Paulista e seguir caminhando. Será um passeio e tanto.

 Avenida Paulista – Metrô Consolação

No Conjunto Nacional, na Paulista com a Augusta, a Associação Objeto Brasil produz o evento VIVA Design, que marca o mês do design com uma série de eventos que ocupará os 350 m² dos corredores do centro comercial. Vale espiar a “Exposição IDEA/Brasil 2013”, a “V Conferência Internacional MOB Design” (no Cine Livraria Cultura), a “Exposição Ícones do Design Brasileiro” e a “Mostra Coletiva de Design”. 15 a 18/08. Entrada gratuita.

03

Rua Haddock Lobo – Metrô Consolação

Na badalada rua, a Benedixt (nº 1584, tel. 11/3081-5606) exibe pela primeira vez a marca “Super Furniture”, de Marcello Maksoud, consultor de design da loja. A coleção é composta de móveis com design simples, feitos com aproveitamento da matéria-prima, e em que o usuário pode montá-los e personalizá-los. Além do lançamento, haverá a exposição “Olhando com amor”, do fotógrafo Luiz Tripolli, com suas imagens mais emblemáticas. Durante os dias do DW! e até 30 de agosto. Entrada gratuita.

02

Rua Matias Aires – Metrô Consolação

Conhecido por seu incrível trabalho de estampas e recortes de papel aplicados a móveis e objetos, o designer e artista plástico chileno Enrique Rodriguez apresenta sua nova linha de porcelanas e objetos. É a Coleção Sinais, que será exposta em seu ateliê, na Matias Aires, 61, tel. (11) 3266-2528. Quem visitar o local terá a oportunidade de conferir o artista criando in loco. Entrada gratuita.

Rua Estados Unidos – Metrô Trianon-Masp

O Boomspdesign Concept, com curadoria de Beto Concenza, traz a exposição “Luis Pons, Reflexos”. A mostra acontece na Gabinete D (rua Estados Unidos, 273, tel. 11/4328-0070), com peças fabricadas em aço inox pela Mekal e assinadas pelo designer venezuelano Luis Pons. A loja contará com outros eventos durante o DW!, como a exposição “A visita do olhar da sombra”, do fotógrafo Fábio Cançado, e a coleção de móveis e objetos Monster, de Wair de Paula e Eduardo Machado, inspirada na espécie de planta costela-de-adão. Portanto, não deixe de ir. De 15 a 17/08, das 14h às 19h. Entrada gratuita.

 Na mesma rua, a loja Micasa (nº 2109, tel. 11/3088-1238), de Houssein Jarouche, mostra um espaço projetado pelo escritório Triptyque Arquitetura. E peças da linha M’afrique, da Moroso. Entrada gratuita, durante o horário de funcionamento da loja.

Continua após a publicidade

 Rua Barão de Capanema – Metrô Trianon-Masp

A loja Scandinavia Designs, nesta tranquila e charmosa ruazinha (nº 559, tel. 11/3081-5158), irá se transformar em uma galeria de arte. Serão três exposições que acontecerão simultaneamente, com obras reunidas pelo galerista Marcos Varanda. Por lá, veja de joias a pinturas de artistas dinamarqueses. Não perca: a loja sorteará produtos para os visitantes durante os três dias da mostra, de 15 a 17/08. Entrada gratuita.

Na mesma Barão de Capanema (nº 208, tel. 11/3063-5731), a Galeria Nacionalapresenta trabalhos de artistas como Beatriz Chachamovits, Clayton Junior, Ding Musa, Fábio Gurgão e Ricardo de Castro. E móveis do designer brasileiro Rodrigo Almeida, que assina, entre outros, a poltrona Marabá e a cadeira Asurini, em referência à arte déco paulista. De 15 a 17/08. Entrada gratuita.

01

 Alameda Casa Branca – Metrô Trianon-Masp

E que tal um passeio por endereços imperdíveis de Sampa? Em parceria comAssociação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), a jornalista da Veja São Paulo, Tati Amaro, levará os participantes para espaços surpreendentes nos bairros dos Jardins, Pinheiros e Vila Madalena, em um tour para homenagear o design na capital. O ponto de partida é na ABD, na Al. Casa Branca, 652, 7º andar, tel. (11) 3064-6990. De 15 a 18/08, das 10h às 16h. Entrada gratuita, aberta e para convidados (Telefone para se informar sobre o passeio).

 Rua Groenlândia – Metrô Brigadeiro + táxi ou ônibus

Já no Jardim Europa, não deixe de ir até a Panamericana Escola de Arte (rua Groenlândia, 77, tel. 11/3887-4200). O espaço está com uma programação imperdível para o DW!, que inclui palestras com profissionais renomados e exposições. Vale telefonar ou conferir os eventos no site do DW!.

Parque do Ibirapuera

E, ali pertinho, vale uma visita especial ao Parque do Ibirapuera, que também conta com diversos eventos relacionados ao DW!, como a mostra BRAZIL S/A, com curadoria de Angelo Derenze, presidente da Casa Cor São Paulo. Na av. Pedro Alvares Cabral, s/n°, portões 3 e 4. De 15 a 18/08. Entrada gratuita

Última dica: Se você for até os locais citados acima de metrô, aproveite para dar uma espiada na estação São Bento (linha azul) e na estação Vila Madalena (linha verde). Em ambas, haverá exposições organizadas pela Casa de Criadores em parceria com o Coletivo Sipá.  A exposição “10 Nomes – Conexão Moda / Design” que será montada na estação São Bento e stickers gigantes dos looks assinados pelos estilistas serão colados na estação Vila Madalena. De 15 a 30/08, das 4h40 às 0h30. Entrada paga (ticket do metrô)

07
Continua após a publicidade

Publicidade