Casa Created with Sketch.

Depuradores e coifas: onde a fumação não tem vez

Explicamos a diferença entre esses aparelhos e esmiuçamos as características de dez modelos a partir de R$ 169,90

Eles prometem livrar o ambiente dos odores e da gordura resultantes do preparo dos alimentos – mesmo nas cozinhas de quem não resiste a frituras! Tire suas dúvidas sobre esses eletrodomésticos e avalie dez modelos a partir de R$ 169,90. Todos eles podem ser usados nas funções depuração e exaustão, mas essa última pede o acréscimo de um duto para conduzir o ar ao exterior.

 

 

Qual a diferença entre depuração e exaustão?

 

Antes de tudo, entenda a diferença entre depuração e exaustão, modos de funcionamento prometidos por quase todos os modelos. O primeiro se revela o mais simples: o ar é aspirado pelo equipamento, que força sua passagem por filtros e o devolve limpo à cozinha. “No sistema de exaustão, a fumaça e os odores são levados para fora do imóvel por meio de um duto acoplado ao aparelho”, diz Patrícia Nascimento, gerente de marketing da Falmec. Vale lembrar que, em apartamentos, nem sempre se pode criar a saída para o duto.

Qual a diferença entre coifa e depurador?

 

Atenção: depuradores e coifas não se distinguem pelas funções citadas acima! Grande parte dos depuradores pode atuar realizando exaustão – basta adquirir o kit com a tubulação em lojas autorizadas, retirar o filtro de carvão e fazer a ligação. Enquanto isso, a maioria das coifas trabalha também como depurador – para tanto, não instale o duto que vem com o aparelho. “A diferença real entre eles é que as coifas oferecem maior poder de captação do ar. Chegam a extrair mais de 1000 m³/h, contra o máximo de 400 m³/h dos depuradores, o que justifica o preço mais elevado”, avalia Jason Cleomar Machado Junior, gerente de engenharia da Suggar.

O que é capacidade de sucção?

 

A característica fundamental a observar antes da compra do eletrodoméstico é sua capacidade de sucção (o volume de ar que pode absorver) ou de vazão livre (relacionada à aspiração e à saída da fumaça no caso da exaustão), ambas determinadas em m³/h. O conceito fica mais claro com o exemplo da gerente da Falmec: em uma hora, uma coifa de 1000 m³/h renova até 40 vezes o ar de uma área de 5 x 4 m, com 3 m de pé-direito.

Como calcular o índice de sucção?

 

Uma conta simples leva ao índice de sucção ou de vazão livre adequado, segundo Renata Dirickson, gerente de planejamento de produtos do grupo Mabe: multiplique as três dimensões da cozinha (largura x profundidade x altura) e, depois, multiplique esse total por dez. “Ou seja, uma área de 5 x 4 x 3 m pede um equipamento de ao menos 600 m³/h.” Mas ela aconselha elevar a capacidade se as frituras forem habituais. Outra variável que afeta o processo de aspiração do ar é, no caso de aparelhos atuando na forma de exaustão, a instalação: “Se o duto formar curvas, a vazão pode cair e, em consequência, a sucção”, explica Luiz Voltera, técnico da Voltera Coifas, de São Paulo.

Quais os tipos de filtros?

 

Fique de olho nos filtros para garantir a eficiência. “A maioria dos produtos têm um filtro metálico ou uma manta sintética, responsáveis por reter a gordura, e outro de carvão ativado, usado apenas na depuração, a fim de eliminar os odores”, define o diretor da Tramontina, Riccardo Bianchi. O primeiro pode ser lavado e recolocado, porém o de carvão exige troca. “Quem faz fritura de duas a três vezes por semana deve substituí-lo a cada seis meses”, orienta Daniel Silveira, gerente de marketing de produto da Electrolux. Ao pesquisar os equipamentos, consulte os preços dos filtros, pois eles fazem diferença na hora da manutenção.

Qual o tamanho ideal da coifa ou do depurador?

 

“O fogão de quatro bocas demanda um aparelho com 60 cm de largura, e o de cinco ou seis bocas, a partir de 80 cm”, ensina Renata. A distância até os queimadores fica entre 70 cm e 90 cm.

Como utilizar o aparelho?

 

Os fabricantes recomendam acionar o equipamento cinco minutos antes de começar a cozinhar e mantê-lo ligado por dez minutos após apagar o fogo.

*largura x profundidade x altura. / Preços de modelos de 110 v, pesquisados em 22 de fevereiro de 2013, sujeitos a alteração.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s