Conheça o trabalho multicolorido de Calu Fontes

Grafismos, flores, peixes, borboletas, mandalas e orixás: imagens dos mais variados temas entram em harmonia na obra da artista paulistana Calu Fontes

Por Por Dan Brunini Atualizado em 20 dez 2016, 18h44 - Publicado em 3 jul 2013, 18h26

Os aniversários dos amigos e parentes sempre foram um ótimo pretexto para Calu Fontes manter contato permanente com suas duas grandes paixões: o desenho e a cerâmica. “Adorava presenteá-los com os pratos e as xícaras que eu pintava em casa”, lembra. Algumas encomendas depois, surgiu a oportunidade de inaugurar seu primeiro ateliê, em 2002. Foi assim que a exuberante profusão de imagens – a maioria inspirada nas formas da natureza – passou a colorir azulejos, painéis, pias, pratos e copos descartáveis para festas infantis, lingeries e, mais recentemente, a coleção de sapatilhas da marca Anacapri, do grupo Arezzo. “Ainda tenho vontade de lançar uma linha de tecidos”, diz ela. Artista autodidata (sua formação é em arquitetura), Calu confecciona cada peça sobrepondo pinturas à mão e decalques. Gosta de criar admirando as plantas e ouvindo boa música, com toda a calma e a alegria que lhe são características. “Trabalho com liberdade, sem me preocupar se isso combina com aquilo. Vira e mexe me proponho a fazer algo mais limpo, com partes brancas, mas, quando vejo, até o verso tem pitadas de cor”, revela.

 

00-conheca-o-trabalho-multicolorido-de-calu-fontes

CALU FONTES. Formada em arquitetura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em1998, estagiou num ateliê de cerâmica ainda no primeiro ano da faculdade e lá começou a transpor suas pinturas do papel para porcelanas e azulejos.

 

Continua após a publicidade

Publicidade