Continua após publicidade

Cinco lava-louças compactas e econômicas

Com uma lava-louça, você ganha economia de água e de tempo. Se o problema era a falta de espaço na cozinha, fique de olho nestes novos modelos

Por Texto e reportagem visual Daniella Grinbergas
Atualizado em 20 dez 2016, 21h23 - Publicado em 23 nov 2012, 12h56

*Largura X profundidade X altura. / Preços pesquisados em 24 de outubro de 2012, sujeitos a alteração.

Cozinhas pequenas também têm direito ao conforto de uma lavadora. Por isso, analisamos cinco modelos compactos, que usam até 21 litros de água – para entender o que isso significa, saiba que uma torneira aberta por 15 minutos gasta 117 litros, segundo a Sabesp, companhia de água e esgoto de São Paulo.

De olho no consumo e no modelo adequado a sua família

– “O gasto de água pode ser menor ao compararmos a lavalouça com a lavagem manual, desde que a carga esteja completa”, aponta Marcelo Morgado, assessor de meio ambiente da Sabesp. Essa economia é sentida na conta de água, mas, como alerta Marcelo, a despesa com energia aumentará.

Continua após a publicidade

– “Uma máquina de seis serviços tem capacidade para louças de uma refeição completa para seis pessoas”, explica Priscila Pinha, gerente de produtos da GE.

– Os cestos ajustáveis são importantes porque permitem acomodar panelas, pratos de bolo, travessas e outras peças que não obedecem às medidas convencionais. 

– Tamanho é documento! Ao escolher o modelo, atenção à área disponível para recebê-lo. A lavalouça deve ficar 5 cm afastada das paredes e dos móveis. E precisa ter por perto pontos de água, esgoto e tomada. “Os aparelhos vêm com mangueiras de entrada de água e de drenagem, além de conectores para a instalação”, diz Juliana P. Grasso Antonelli, supervisora de produto da Electrolux. Basta acoplá-los à torneira e ao ponto de saída.

Publicidade