Casa Created with Sketch.

Cinco ideias criativas para sua árvore

Já pensou em usar peças de bicicleta para montar a árvore de Natal? E papel? A equipe de MINHA CASA elaborou versões inusitadas e cheias de estilo.

Clique para ver a imagem completa.

Um título para uma foto sem titulo

Um título para uma foto sem titulo Bola de retalho
1. Use um alfinete para prender a fita... Bola de retalho
2. Encape toda a superfície de isopor... Bola de retalho
3. Para finalizar, um alfinete colorid... Um título para uma foto sem titulo Bola de feltro
1. Corte seis círculos de feltro de 12... Bola de feltro
2. Faça pontos unindo partes dos círc... Festão de botões
Para fazer o festão de botões, ba... Um título para uma foto sem titulo Enfeite de argolas
1. Use pulseiras infantis ou pequen... Enfeite de argolas
2. Forre com uma fita de tecido as ...

Tradição renovada com fitas e tecido A primeira imagem que vem à mente quando se fala em Natal é a da árvore cheia de bolas vermelhas. Que tal repaginar o clássico com enfeites produzidos por toda a família? Essa é a sugestão do editor de arte Gustavo Curcio, que se inspirou em um ateliê de costura ao decorar o pinheiro artificial com azul e marrom. “A intenção é usar retalhos, botões e carretéis, que todos temos sobrando em casa.” E ele reforça que até as crianças podem participar da confecção das peças, já que o feitio é simples.

Faça igual: além do material de costura, bolas de isopor, feltro, argolas de plástico e fitas de cetim dão vida. Com as peças prontas, comece a distribuí-las pelos galhos – das maiores para as menores, de baixo para cima – e finalize com o festão de botões.

Um título para uma foto sem titulo

Reciclagem moderna Quem visita a república onde mora a estagiária de produção Verônica Naka se admira com a bela árvore dourada, suspensa no canto do estar. Aro, pedais, rodas dentadas e outros itens que formam uma bicicleta parecem flutuar na composição. “Esse material ia ser descartado em um bicicletário do Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Bastou tinta para que ganhasse novo uso!”, conta empolgada a dona da ideia, que teve a ajuda dos amigos na montagem.

Faça igual: Verônica tingiu tudo com tinta spray dourada (Colorgin Metallik Interior), inclusive o arame galvanizado nº 18 e o tubo de papelão da estrutura central. Fios de arame, presos em um nó no interior do tubo, saem por um furo na tampa superior. Com um alicate de bico, a estagiária torceu esses fios em vários pontos, formando minúsculas argolas, e então os prendeu no aro, na base do conjunto. As argolinhas são o segredo para manter no lugar o fio encerado que envolve toda a composição, o pisca-pisca branco e os enfeites, pendurados com ganchos de arame. A árvore pronta foi suspensa com outro arame em um gancho com bucha no teto.

Um título para uma foto sem titulo

Arranjo rústico cumpre o papel com delicadeza

A sala da repórter visual Tatiana Guardian conta com objetos de ar moderno. Para contrabalançar e aquecer o espaço, que não é grande, a moça criou um arranjo rústico com jeito contemporâneo: gravetos e bolas de isopor forradas de lã em um vaso de vidro (Paraíso das Essências). “Misturei galhos comprados na Ceagesp com alguns colhidos na pracinha perto de casa.”Lanternas japonesas acrescentam luz ao conjunto.

Faça igual: “Os gravetos no chão de jardins e praças são um material que a natureza já descartou, então podemos usá-los com a consciência tranquila”, diz a repórter. Prefira os secos, que, se bem guardados, duram anos. Tati sugere bolas de isopor com até 2,5 cm de diâmetro para o resultado não ficar grosseiro. “Na hora de trabalhar, espete um palito de dente na bolinha e pincele cola branca. Depois enrole a lã, apertando levemente. Lembre-se de deixar uma parte livre da cola para formar a alça. E tire o palito”, detalha.

Um título para uma foto sem titulo

1. Comece com um pedaço quadrado de papel, com o lado colo... 1. Dobre um pedaço de papel quadrado na diagonal. Você te... 1. Comece com uma tira de papel de aproximadamente 1,5 cm d...

Dobraduras estampadas fazem bonito sobre a mesa

Puro papel. É esse material que forma a base triangular, o topo de flores e as estrelinhas da árvore da designer Rebeca Simone. “Gosto muito de origâmi, a arte japonesa de dobradura, e foi ela que inspirou esta ideia”, conta. Mas a moça alerta que é preciso paciência e dedicação. “Para o trabalho ser mais prazeroso, convide as amigas: enquanto as mãos estão ocupadas, dá para papear”, aconselha a designer, que não dispensou o auxílio da colega Beatriz Giosa.

Faça igual: Rebeca criou a própria padronagem ao colar em uma cartolina verde papéis específicos para origâmi (Hime-Ya) e para scrapbook (Casa da Arte) com estampas variadas, mas de cores aproximadas. “Funciona também com papéis de presente, mais fininhos”, afirma.

Um título para uma foto sem titulo

Lembranças à vista Quando o repórter visual Mario Mantovanni parou para pensar em sua árvore, acabou fazendo uma viagem no tempo. “Sempre vivi essa celebração em clima de festa com minha família. Mas, ano passado, resolvi passar a data em um abrigo de crianças. Desde então, o Natal se tornou um momento de reflexão para mim.” Mario vasculhou as gavetas em busca de boas memórias. O resultado, nada convencional, é prova disso: fotos, recordações de viagens, presentes de amigos, santinhos, chaveiros, fuxicos e até o zíper de uma calça antiga foram presos diretamente na parede.

Faça igual: com um lápis, desenhe o contorno da árvore na parede. Use dupla face ou fita crepe para fixar as lembranças. “Deixe-se levar pela intuição para compor o arranjo. Só tome cuidado para não exagerar”, fala o repórter. Depois, uma borracha branca apaga o traçado.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s