Certo & Errado: plantas dentro de casa

Elas trazem frescor aos ambientes, mas precisam de luz natural, ventilação e hidratação adequadas. Como o habitat das plantas é ao ar livre, nem todas toleram a mudança para áreas fechadas, lembra a paisagista Claudia Muñoz, de São Paulo. Conheça alguns requisitos para fazer a escolha correta.

Por Texto Cecilia Arbolave Reportagem Visual Tatiana Guardian Fotos Marcos Lima Atualizado em 20 dez 2016, 18h16 - Publicado em 29 jul 2011, 16h02

Posso ter vasos no quarto?

Os paisagistas não aconselham. “É uma questão de higiene: além de o ambiente acumular muito pó, a planta pode conter algumas praguinhas, como o pulgão e a cochonilha”, explica Claudia Muñoz, da Linea Paisagismo. Aliás, se isso acontecer, resolva na hora: passe um pano ou corte a folha doente. E, se não abrir mão de um verde no quarto, opte por uma jarra com flores naturais. “As plantas liberam dióxido de carbono à noite, e não é saudável compartilhar o espaço com esse gás”, acrescenta Claudia Diamant, do escritório Arquitetura da Paisagem. “Prefira, portanto, colocá-las no terraço do quarto, se tiver um”, recomenda.

As espécies levam as denominações popular e científica dadas pelas profissionais. Devido à enorme proliferacão de plantas híbridas, é impossível garantir a total correção dos nomes.

Continua após a publicidade
Publicidade