Continua após publicidade

Otimize o espaço do quarto com camas multifuncionais!

Essa opção é ideal para cômodos pequenos que funcionam com várias funções

Por Kym Souza
Atualizado em 25 ago 2024, 14h55 - Publicado em 9 Maio 2021, 18h00

Ao lidar com cômodos pequenos, a melhor saída é sempre optar por móveis multifuncionais. Além da utilidade, eles também podem transformar o ambiente e pode ser usados em estúdios, cômodos integrados e quartos. No último caso, a maioria das vezes a escolha é por usar camas multifuncionais.

Quarto de criança

 

Cama escrivaninha

Essa cama vira uma escrivaninha e também tem um colchão extra embaixo. Perfeito para quando a criança precisa estudar no próprio quarto e na falta de quarto de hóspedes ou para fazer uma festa do pijama.

Espaço para brincar

Quarto; quarto infantil; cama com escorregador; parede com pintura de montanha
(Produção visual: Andréa Falchi/Fotos: MCA Estúdio/Casa.com.br)

Se a casa não tem um espaço exclusivo para as brincadeiras das crianças, usar o espaço acima das camas pode ser uma boa opção. Sem muito espaço para adultos, os pequenos podem imaginar diversas aventuras nessa casa na árvore improvisada.

Para aventureiros

Além da escalada (com o detalhe do vão da escada sendo usado como estante), a hora de dormir pode parecer um acampamento com o dossel sendo uma barraca. A decoração da floresta torna a experiência ainda mais imersiva.

Continua após a publicidade

Guarda-roupas

Para as crianças mais velhas, como adolescentes, uma opção mais prática talvez seja melhor. Essa cama com guarda roupas embutidos pode ser uma ótima pedida, além do móvel encaixado na lateral, gavetas embaixo e nichos em cima aumentam ainda mais o espaço de armazenamento.

Beliches

Apê ganha estante para livros e discos de vinil e paredes com ladrilhos. Projeto de Co+Lab Juntos Arquitetura. Na foto, quarto infantil com beliche.
(Luiza Schreier/Divulgação)

Esse tipo de cama por si só já é econômico o suficiente em se tratando de espaço, mas dá sempre para adicionar mais funcionalidades aos móveis. No caso da foto, além de otimizarem o espaço para as duas beliche, encaixando-as no canto, a cabeceira de cada cama conta com um vão iluminado, que permite que o dono dela enfeite e conecte aparelho eletrônicos às tomadas embutidas.

Apartamentos pequenos

Cama embutida

Continua após a publicidade

Você pode decorar a parede atrás do seu sofá com quadros ou você pode encaixar uma cama nesse espaço e garantir que cada centímetro do seu apartamento está sendo usado de forma prática!

Cama dobrável

Em apartamentos pequenos é preciso fazer bom uso de cada metro quadrado, essa cama é ótima para quem gosta de receber visitas mas não tem muito espaço. A cama dobrável pode ser guardada e camuflada como se fosse continuação do guarda roupas.

Camas elevadas

Por motivos menos nobres que o da brincadeira, construir uma plataforma de madeira para sua cama alta e gavetas de armazenamento personalizadas é uma ótima opção para apartamentos e lofts com quartos pequenos.

Continua após a publicidade

Meio quarto

Não se espante se a imobiliária aparecer com um apartamento com um quarto e meio, é só mais solução de otimização de espaço. Esse foi feito em um estúdio em estilo loft na cidade de Nova York, com o detalhe para os degraus sendo usados como gavetas.

Beliche

Quarto com beliche e mesa de estudos
(Julia Ribeiro/Casa.com.br)

Não, as beliches não são só para crianças. Algumas adaptações precisam ser feitas, como a altura entre a cama e o teto e as cores usadas, mas é super funcional e pode ser uma boa pedida para quem costuma receber mais de um hóspede por vez.

No teto

Continua após a publicidade

Seguindo a ideia de aproveitar a área superior dos cômodos, uma cama que sobe ao invés de ficar guardada na parede é uma solução muito criativa. O bônus é que ela vai elevar seu sono às alturas. Não literalmente (mas até poderia).

*Via Trendir

Publicidade