Casa Created with Sketch.

Qual a altura ideal para a mesa de trabalho?

Dicas para acertar na escolha do móvel e trabalhar com conforto e saúde

 (ergonofis/Unsplash)

Seja em casa ou no escritório, uma pessoa trabalha em média oito horas por dia e, muitas vezes, passa a maior parte deste período sentada. Isso é 1/3 de um dia e por isso é muito importante que o ambiente de trabalho seja adequado e seguro, focado em ergonomia para proporcionar bem-estar.

É essencial ter móveis adequados para o trabalho, que sejam funcionais e na medida certa para cada necessidade — afinal, mesas que comportam notebooks podem ser diferentes e menores em dimensão que as mesas com computador e impressora, por exemplo.

 (Jeff Sheldon/Unsplash)

Desde o começo da pandemia, a busca de cadeiras ergonômicas se tornou uma preocupação real e saudável, mas só elas não bastam. Uma vez que você escolhe um assento confortável, pode acabar se esquecendo da mesa de trabalho.

 (Arthur Lamobillotte/Unsplash)

Além de prática, leve e funcional, é fundamental que essa mesa tenha as dimensões adequadas tanto para o ambiente quanto para o corpo, sob o risco de causar problemas de saúde. Pensando nisso, a F.WAY, marca de mobiliário corporativo, trouxe as principais dicas para acertar na escolha da mesa de trabalho e o que você evita tomando esses cuidados!

Problemas relacionados à altura da mesa de trabalho

Uma mesa de altura inadequada interfere na postura das costas, na posição das mãos e até mesmo no foco da visão para a tela do computador ou notebook. Esses fatores podem trazer sérios problemas à saúde, como:

 (Mas Andrey/Unsplash)

Dores na coluna

Má postura, o que prejudica desde a região do pescoço até o quadril.

Ler

Lesão por esforço repetitivo, que é causada por movimentos repetidos de maneira excessiva em posição inadequada, resultado em músculos, ligamentos e nervos afetados

 (Alexandru Acea/Unsplash)

Cifose Torácica

Caracterizada pelo aumento acentuado na curvatura da coluna

Má circulação do sangue

A altura indevida da mesa dificulta até mesmo a circulação sanguínea

Veja também

Qual é a altura ideal da mesa de trabalho?

 

 (Chalo Garcia/Unsplash)

É a altura da pessoa é que vai determinar a escolha da altura da mesa. Para definir a medida padrão das mesas de um escritório, por exemplo, geralmente se busca conhecer qual é a altura média das pessoas que vão trabalhar ali.

No Brasil, os homens têm em média 1,73 m, então, a altura mais indicada para as mesas, neste caso, é de 70 cm. Já as mulheres têm em média 1,60 m, e a altura da mesa padrão é de 65 cm.

 (Robert Bye/Unsplash)

Em relação às cadeiras, para as mulheres, o assento da cadeira deve estar a 43 cm do chão e o apoio do braço deve ser de 24 cm de altura, considerando a distância entre o assento e o cotovelo, em 90 graus, da pessoa sentada. Com relação aos homens, o assento fica a cerca de 47 cm do chão e a altura do apoio recomendada é de 26 cm.

Mas é importante lembrar que essas medidas são uma tentativa de criar um padrão, mas elas podem e devem ser adaptadas de acordo com quem vai usar a mesa, afinal, nem todas as pessoas se encaixam neste perfil médio.

 (Alexandru Acea/Unsplash)

Portanto, a altura adequada da mesa deve ser aquela que possibilita que os joelhos e cotovelos fiquem em 90 graus, com os pés encostados no chão — mesmo que, para isso, seja necessário usar um apoio para os pés de forma a diminuir o impacto nas costas.

O que também levar em conta além da altura?

Além de ajustar a mesa de trabalho em relação à altura, você pode adotar mais alguns cuidados de ergonomia. Por exemplo, o monitor do computador deve ficar abaixo do campo de visão horizontal e com o espaçamento mínimo de um braço, aproximadamente. O mouse e o teclado devem ficar alinhados ao cotovelo.

 (Arthur Lambillotte/Unsplash)

Pode-se colocar ainda um descanso para o punho na mesa, para não deixar que as mãos fiquem dobradas de forma excessiva. A postura deve ser de 90 graus, isso porque, quando cotovelos e joelhos estão em um ângulo reto, as possíveis dores são minimizadas.

 (XPS/Unsplash)

É importante ter a consciência de que, independente da configuração do seu ambiente de trabalho, é preciso sempre se acomodar adequadamente, preservando a saúde e evitando dores ao assumir novas posturas. Acostume-se a deixar as costas e a lombar sempre apoiadas na cadeira, mantendo-se uma postura ereta.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.