7 objetos e móveis (inusitados) iluminados por LEDs
Mesa interativa, luminária “camaleoa” e até balanços: o LED pode estar onde você menos imagina


Os objetos e móveis que você verá a seguir têm uma coisa em comum: foram iluminados com LED. Além disso, fogem do convencional e mostram que a combinação entre tecnologia, design e iluminação pode dar muito certo.

1. Mesa interativa com iluminação em LED: imagine apoiar um copo na mesa de centro e, automaticamente, várias lâmpadas acenderem em volta do objeto. É assim que funciona o móvel criado pelas empresas Because We Can e Evil Mad Science. Sensores captam os movimentos feitos sobre a superfície da mesa e, em resposta, acendem pequenos LEDs.

2. Luminária que muda de cor e toca música: som + iluminação + design. Essa equação pode ser usada para definir a luminária criada pelo Richard Clarkson Studio, de Nova York. Unindo a tecnologia Bluetooth com as possibilidades do LED, a empresa desenvolveu uma pequena nuvem, batizada de Tiny, que acende as luzes e muda de cor conforme a batida tocada pelas caixas de som localizadas dentro do objeto. A melodia é escolhida pelo usuário, que pode selecionar playlists de sites como Spotify e Youtube para serem reproduzidas pela nuvenzinha.

3. Rolha de vinho transforma garrafas em luminárias: nada de jogar o vidro usado fora! Uma rolha conectada a uma pequena lâmpada LED transforma uma garrafa que iria para o lixo em uma descolada luminária. Desenhada por Steve Gates, a Bottle Light ilumina por três horas e pode ter a bateria recarregada através de um cabo USB.

4. Luminária “faça você mesmo” em formato de árvore: quem nunca quis criar sua própria peça de design? É isso que a dupla de designers Jason Krugman e Scott Leinweber propõe com a luminária Slyt. Ela é constituída por diversos “galhos” que podem ser montados das mais variadas formas. Fica a critério do usuário criar a árvore que quiser!

5. Vela de LED: a luminária que reproduz a chama de uma vela acesa é assinada por Ingo Maurer. Apesar de seu tamanho modesto, a My New Flame é uma opção divertida para iluminar os ambientes, graças aos seus poderosos LEDs.

6. Luminária que copia a cor da superfície: basta apertar a ColorUp, criada pela empresa PEGA D&E, que ela muda a cor da luz para a tonalidade onde a luminária está apoiada. As lâmpadas de LED, presentes dentro da estrutura de silicone, “copiam” mais de cem tons cadastrados.

7. Balanço que muda de cor: a Swing Time, uma instalação criada pelo escritório de arquitetura Höweler + Yoon, reuniu em Boston vinte balanços que mudavam de cor. Funcionava assim: os LEDs, instalados dentro da estrutura circular, eram ativados pela aceleração e velocidade em que os balanços eram movimentados, estimulando a interação dos visitantes com a instalação.