4 maneiras criativas e discretas de decorar com padrões

Pode deixar o medo de lado - não é preciso mergulhar fundo para usar padrões na decoração! Confira 4 maneiras de inclui-los fugindo do comum

Por Redação Atualizado em 29 nov 2016, 20h08 - Publicado em 11 ago 2016, 19h11

Raramente relacionamos estampas à palavra versátil, mas padrões podem, sim, ter essa característica! A diferença é onde são aplicados e qual a cor de escolha: você não precisa estofar todo um sofá com motivos floridos para usar esse estilo de décor. As designers Alyssa Kapito e Vivian Muller explicam, em entrevista ao Architectural Digest, como os padrões podem aparecer na decoração de maneira sutil por meio de outros elementos, sem medo de exageros. Confira:

1. Em obras de arte

sala-elegante-e-discreta-com-quadros-geometricos-architectural-digest

Repare como as listras brancas sob o fundo preto adicionam um toque de geometria e grafismo a esta sala sem perturbar sua elegância discreta. De acordo com Kapito, as pessoas consideram as obras de arte apenas um detalhe, quando na verdade elas podem se tornar um dos elementos de mais impacto dos ambientes.

2. Em pequenos objetos

canto-de-leitura-com-biombo-e-textura-architectural-digest

Valorize os coadjuvantes da decoração! Este canto de leitura é um bom exemplo: a textura retangular do biombo e a mesa geométrica fazem toda a diferença e adicionam um leve padrão e muita personalidade ao espaço.

3. Papeis de parede e tapetes

quarto-neutro-com-papel-de-parede-listrado-discreto-e-neutro-architectural-digest

Continua após a publicidade

Invista em papeis de parede simples, com listras discretas e com pouca diferença de cor. Ambientes calmos vão bem com padrões pequenos e sutis, que não dominam o espaço em uma overdose de cores e formas. Tapetes com texturas diferentes, mesmo que sejam tom sobre tom, trazem padrões fantásticos e podem ser trocados sempre que você quiser. Aprenda a sobrepor tapetes de maneiras na nossa reportagem.

4. Acessórios

sala-branca-com-detalhes-e-livros-decorativos-architectural-digest

Os acessórios são ótimos para se acostumar com padrões diferentes sem um choque de estilos. Muller sugere combinar livros com capas artísticas, caixas, e bowls decorativos com cores fortes para dar vida ao espaço.

 

Leia mais:

12 erros de decoração e como não os cometer

35 tapetes para sobrepor

Como pendurar os quadros na parede?

Continua após a publicidade

Publicidade