17 jeitos incríveis de organizar e expor os seus sapatos

Organizar os sapatos pode ser uma atividade criativa. Confira abaixo!

Por Redação Atualizado em 29 nov 2016, 16h29 - Publicado em 25 Maio 2016, 17h37

Na busca por soluções econômicas de armazenamento, é sempre necessário um pouco de criatividade. Em vez de comprar um grande armário ou gabinete sem graça, invista em materiais diferentes ou aproveite móveis já existentes (e até deixados de lado) para abrigar os seus calçados. Abaixo, revelamos dezessete maneiras diferentes de guardá-los.

1. No corredor

01-propostas-criativas-para-projetar-o-corredor-de-sua-casa

Este corredor foi reformado pela arquiteta Ana Flávia Dal Fabbro e, entre as mudanças, recebeu uma sapateira única. Feita à mão, ela nada mais é que dois caixotes de feira lixados e pintados de tinta esmalte brilhante branca. Um charme para expor os sapatos e aproveitar o cantinho que antes não tinha nada!

2. Embaixo da cama

dupla-solucoes-para-organizar-seus-sapatos

Usar o vão embaixo da cama é uma das maneiras mais práticas de aproveitar – e economizar – espaço dentro de casa. Gavetas planejadas em marcenaria inseridas no móvel permitem maior organização e cuidado com os pares de sapato. É ainda melhor quando a cama já vem com gavetas, nichos e prateleiras para guardar de tudo um pouco! Outro truque similar que já demos é colocar botas em caixas de acrílico embaixo das camas tradicionais. O material transparente protege e facilita a visualização dos pares!

3. Em um banquinho no quarto do adolescente

mc18-53-faca-vc-mesmo-01

Feito com um caixote de feira, este banco é ideal para guardas os sapatos. Pintado de azul e com uma almofada estampada, ele se encaixa perfeitamente em uma decoração jovem e descontraída. 

4. Ou em um banco maior na entrada de casa

rack-para-sapatos-feito-de-madeira-e-aluminio-ineko-home

Feito à mão pela InekoHome, este banco é ideal para organizar os sapatos usados com mais frequência próximos ao hall. O assento de madeira clara suporta, embaixo, cestos de metal para abrigar os pares – e todos os materiais usados em sua fabricação são reaproveitados. Na hora de sair é só sentar ali para calçar os pares. Mais prático, impossível!

5. Um pufe para esconder os saltos

sapateira-e-banco-bau-ao-pe-da-cama2

Ao pé da cama, este pufe esconde um segredo: sapatos de salto, usados pela moradora em ocasiões especiais! Assim ela guarda os pares que não precisam ficar em fácil acesso, ao mesmo tempo em que aproveita o espaço do quarto de maneira inteligente.

6. Esconda-os dentro da escada…

03-escada-amarela-esconde-gavetas-para-guardar-objetos-da-casa

Esta escada amarela e é um ótimo exemplo de como espaços inusitados podem se tornar trunfos no armazenamento de pertences. Além de chamar a atenção embelezando o décor com seu tom vibrante, seus degraus guardam os sapatos da família inteira.

7. …ou embaixo dela!

02-este-espaco-embaixo-da-escada-virou-uma-bela-sapateira

Em um de seus projetos, o escritório de arquitetura Fraher Architecs inseriu um gabinete secreto embaixo da escada principal da casa. Ele se encaixa perfeitamente no resto da estrutura, tanto que é até difícil identificá-lo se você observar o ambiente como um todo. Mas ao olhar a escada de perto, dá para perceber um discreto puxador entalhado na madeira.

8. Em uma escada de obra

08-maneiras-de-transformar-uma-escada-de-obra-em-parte-da-decoração

Já falamos de 9 maneiras de usar escadas de obra como parte da decoração — e não esquecemos da função de sapateira: use-as para expor os sapatos! Tipos diferentes de escada podem colaborar para atmosferas variadas: uma peça de madeira, menos tratada, dá o ar rústico ao ambiente. Já uma de metal tem conotação industrial e urbana. Para fazer a da foto em casa, é só transpassar tábuas de madeira pelos degraus, criando prateleiras. Experimente!

9. Nas suas paredes, com ganchos próprios…

Continua após a publicidade

sapatos staeckler

Uma opção genial para quem tem coleção de sapatos é pendurá-los nas paredes. A marca Staeckler desenvolveu ganchos especiais para esse fim. Eles vem com adesivos e pregos, tornando-os super versáteis e fáceis de pendurar. Com os adesivos, podem ir em qualquer canto da casa sem que nada precise ser furado. 

10. …ou com soluções improvisadas

ganchos-de-toalha-da-ikea-usados-na-parede-como-porta-sapatos

Na falta de um gancho feito com o propósito de pendurar os sapatos, existem outras opções. Na foto, a marca IKEA dispôs de suportes para toalha simples em uma parede de tijolos brancos. A tábua do acessório se disfarça com o tom da estrutura em que está pendurada e seus ganchos tem o tamanho perfeito para segurar os sapatos.

11. Em tubos de PVC ou lixeiras de plástico

06-solucoes-para-organizar-seus-sapatos

Inspirada na estante Oto100, esse projeto de DIY da nossa repórter visual Juliana Hamacek serviu para guardar os sapatos de seus filhos de forma única. Oito contêineres de cores vivas amarrados suportam vários pares e deixam o quarto dos pequenos super diferente!

12. Em uma estrutura modular

estante-modular-para-sapatos-e-outras-pecas

A companhia sueca String criou um conceito de estantes modulares simples que podem ser adaptadas ao gosto do morador. Na foto, as peças foram transformadas em um closet repleto de chapéus e sapatos – estes últimos dispostos em prateleiras originalmente destinadas a cumprir a função de revisteiros. A inclinação da prateleira é ideal para segurar os pares em pé, mantendo-os à vista.

13. Escondidos embaixo do closet

closet-com-modulos-e-tabuas-para-sapatos

Este closet também recebeu um armário mopdular. A diferença foi o local escolhido para dispor os sapatos. Em vez de prateleiras, o morador optou por coloca-los embaixo do móvel, por cima de pequenas tábuas com rodinhas. Na hora de usar, é só puxá-las para perto. Quando guardar, idem: basta empurrá-la para devolvê-la ao vão onde fica escondida.

14. Em um armário secreto atrás da cama

10-o-quarto-ideal-para-cada-signo

Em azul, a estrutura por trás da cama não é apenas decorativa. Cada painel é na verdade uma porta, revelando prateleiras que cumprem a função de armário e sapateira. A peça alia beleza à funcionalidade para aproveitar cada metro da casa!

15. Expostos junto à TV

04-organize-seus-sapatos-seis-ideias-de-sapateiras

Falta de espaço era o principal problema deste apartamento — o morador ama coleções e precisava de lugares para dispor todas elas. A designer de interiores Mayra Navarro encarou o projeto de frente! Uma das soluções criadas foi esta caixa de vidro que acomoda inúmeras sandálias com seus solados multicoloridos à mostra. Isso facilita a escolha e valoriza os calçados de estimação. 

16. Em trilhos

sapatos-de-salto-dispostos-em-trilhos-para-quadros-Martha Stewart Living

Uma maneira estilosa de dispor os quadros é apoia-los em trilhos – prateleiras sem muita largura – na parede. Por que não usá-los no closet para expor os saltos, com suas cores e designs elegantes? A moda é, afinal, uma forma de arte!

17. Em prateleiras rotativas

organizador-de-closet-giratorio-para-sapatos

Quem procura por soluções de organização precisa conhecer as prateleiras rotativas. Estantes como esta fazem uma volta completa de 360º para mostrar todos os sapatos guardados. Como é colocada em um canto do closet ela aproveita o espaço disponível ao máximo! 

Continua após a publicidade

Publicidade