Casa Created with Sketch.

12 modelos de cooktops a partir de R$ 310

O fogão de mesa, seja por indução, elétrico ou a gás, é um dos protagonistas uma cozinha moderna. Democrático, ele chega em diferentes cores, tamanhos e preços

O conceito de eletrodomésticos embutidos caiu no gosto dos brasileiros e, com isso, os tradicionais fogões de piso vêm perdendo espaço para os cooktops. Entre as vantagens, estão a liberdade de posicionar queimadores e forno separadamente, a ergonomia – você o instala à altura que preferir – e a facilidade na manutenção, já que não é preciso limpar os quatro lados como nos modelos convencionais. Mas o maior atrativo é mesmo a estética. “O visual é sedutor e deixa qualquer cozinha com ar de espaço gourmet”, diz o arquiteto paulista Gustavo Calazans. Do outro lado da balança, pesa um inconveniente: a instalação exige adaptações. “Geralmente, é preciso ajustar pontos de gás e tomadas, além de fazer uma bancada sob medida”, explica. “Essa base deve ter espessura de 3 a 6 cm, recorte perfeito para receber o produto, ser nivelada e suportar calor”, ensina Renata Leão, da Whirpool, responsável pelas marcas Brastemp e Consul.

 

De olho no gás

 

A maioria dos modelos com chama sai de fábrica equipada com mecanismo específico para receber GlP, o famoso gás de botijão. Porém, é possível converter o cooktop para o uso de gás natural, o encanado, distribuído pelas concessionárias. “A rede autorizada de serviços da marca costuma fazer a primeira adaptação gratuitamente, desde que seja realizada no período de vigência da garantia”, Ressalta Renata Leão.

Indução ou elétrico?

 

Ambos vão plugados na tomada, porém se diferenciam pela fonte de calor. O primeiro é acionado a partir de um campo eletromagnético que exige panelas específicas e não troca calor com o ambiente. “apenas a área em contato com a superfície magnética do fundo da panela esquenta. ou seja, se você puser a mão na zona de cocção, não se queimará”, explica Renata Dirickson, do grupo Mabe. Já o segundo, como o nome entrega, tem a mesa aquecida por resistências elétricas e aceita qualquer recipiente que tenha fundo plano.

 

Todos os modelos apresentados nesta matéria possuem acendimento automático. Preços pesquisados entre 4 e 11 de outubro de 2013, sujeitos a alteração.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s