Continua após publicidade

12 modelos de cooktops a partir de R$ 310

O fogão de mesa, seja por indução, elétrico ou a gás, é um dos protagonistas uma cozinha moderna. Democrático, ele chega em diferentes cores, tamanhos e preços

Por Texto e Reportagem Visual Daniella Grinbergas
Atualizado em 16 fev 2024, 14h42 - Publicado em 2 dez 2013, 18h52

O conceito de eletrodomésticos embutidos caiu no gosto dos brasileiros e, com isso, os tradicionais fogões de piso vêm perdendo espaço para os cooktops. Entre as vantagens, estão a liberdade de posicionar queimadores e forno separadamente, a ergonomia – você o instala à altura que preferir – e a facilidade na manutenção, já que não é preciso limpar os quatro lados como nos modelos convencionais. Mas o maior atrativo é mesmo a estética. “O visual é sedutor e deixa qualquer cozinha com ar de espaço gourmet”, diz o arquiteto paulista Gustavo Calazans. Do outro lado da balança, pesa um inconveniente: a instalação exige adaptações. “Geralmente, é preciso ajustar pontos de gás e tomadas, além de fazer uma bancada sob medida”, explica. “Essa base deve ter espessura de 3 a 6 cm, recorte perfeito para receber o produto, ser nivelada e suportar calor”, ensina Renata Leão, da Whirpool, responsável pelas marcas Brastemp e Consul.

 

De olho no gás

Continua após a publicidade

 

A maioria dos modelos com chama sai de fábrica equipada com mecanismo específico para receber GlP, o famoso gás de botijão. Porém, é possível converter o cooktop para o uso de gás natural, o encanado, distribuído pelas concessionárias. “A rede autorizada de serviços da marca costuma fazer a primeira adaptação gratuitamente, desde que seja realizada no período de vigência da garantia”, Ressalta Renata Leão.

Indução ou elétrico?

Continua após a publicidade

 

Ambos vão plugados na tomada, porém se diferenciam pela fonte de calor. O primeiro é acionado a partir de um campo eletromagnético que exige panelas específicas e não troca calor com o ambiente. “apenas a área em contato com a superfície magnética do fundo da panela esquenta. ou seja, se você puser a mão na zona de cocção, não se queimará”, explica Renata Dirickson, do grupo Mabe. Já o segundo, como o nome entrega, tem a mesa aquecida por resistências elétricas e aceita qualquer recipiente que tenha fundo plano.

 

Todos os modelos apresentados nesta matéria possuem acendimento automático. Preços pesquisados entre 4 e 11 de outubro de 2013, sujeitos a alteração.

Publicidade