Tudo lindo e em ordem na brinquedoteca!
Não há limites para a diversão no ambiente planejado por Rafaela Oliveira, personal organizer e mãe da pequena Alice
A regra é clara no quartinho de brincar: pegou, usou, guardou. “Assim, a criança vai ganhando noções de responsabilidade e aprende a arrumar seus pertences”, ensina a personal organizer Rafaela Oliveira, de Curitiba. Claro que a moça dá uma mãozinha para a dona do pedaço, Alice, de apenas 4 anos: “Ela aproveita bastante e, depois, me ajuda a colocar cada coisa em seu lugar. Cestos, caixas e gavetas estão por todos os lados para facilitar nossa vida”. Assim, a bagunça desaparece sem sofrimento, e mãe e filha ficam felizes.
Outra ideia inteligente de Rafaela foi investir em um mobiliário funcional. Feitas sob medida, as peças permitem que o espaço, de 14 m², também seja usado como um cinema particular pela família toda – até o marido, o empresário Michel P. G. da Silva, se empolga. “Adoramos nos reunir para ver filmes, por isso fizemos questão de montar um ambiente versátil, que, no futuro, poderá ser transformado em home theater”, comenta.
Paredes com algo a mais
❚ O papel com estampa de bolinhas (similar: ref. 443-90517, da linha Kid’s World. Mundo do Papel de Parede) foi o ponto de partida para a definição da paleta de cores. “Essa é uma ótima tática para quem tem dúvidas de como acertar na composição”, salienta Rafaela.
❚ Queridinha de Alice, a parede com efeito de lousa foi conquistada com tinta esmalte fosca na cor Verde Escolar, da Suvinil (Tintas Astral). Divertido, o gancho vermelho, que lembra a traseira de um cachorrinho, é um achado de viagem: veio da rede internacional Ikea e custou menos de 1 dólar.
Um boa dose de fofura, outra de praticidade
❚ Em formato de L, um painel de MDF com revestimento amadeirado (2,33 x 0,06 x 0,83 m*) ocupa duas paredes: em uma delas, a peça emoldura a TV; na outra, nichos laqueados de branco, que acomodam equipamentos eletrônicos e os DVDs preferidos de Alice.
❚ Duas prateleiras confeccionadas com o mesmo material do painel ajudam a organizar os brinquedos. O reforço vem de cestos de modelos variados: cada um deles abriga conjuntos de diferentes categorias – como bonecas, blocos de montar etc. –, o que ajuda bastante na hora da arrumação. Até um cesto de roupa suja (o modelo Serelepe, de náilon, com 45 cm de diâmetro e 55 cm de altura. Tok & Stok, ) entrou na dança!
❚ Aliados da organização, dois gavetões (50 x 50 cm) com rodízios foram colocados sob a prateleira inferior, que também funciona como bancada.
❚ Outros truques bolados pela personal organizer estão por todos os lados. Tintas e miudezas foram colocadas em saleiros plásticos (16 x 20 cm), comprados em uma loja de R$ 1,99 e apoiados no painel da TV.
❚ Uma sapateira de plástico exibe os bichinhos de pelúcia e as bonecas queridas. Pendurada atrás da porta, ela quase não ocupa espaço.
❚ Criança deve ser incentivada a fazer arte! Que tal escolher em conjunto os melhores trabalhos e dedicar uma parede para essa simpática galeria? “As obras podem ser trocadas de tempos em tempos, o que serve de estímulo para que a produção nunca pare”, sugere Rafaela. Para montar sua exposição, ela se valeu de pregadores de roupa fixados na alvenaria com fita dupla face.
❚ O revisteiro de MDF com 1 x 0,40 x 0,98 m (Croft House) concentra os livros de Alice.
❚ Depois de ver a mesa em uma revista, a moradora encomendou a um marceneiro um modelo semelhante. Feito de MDF e laca branca, o móvel tem 63 cm de altura e um furo central de 37 cm de diâmetro. “Aqui, guardamos lápis de cor e cadernos para desenho”, diz. O balde cor-de-rosa Tubtrugs (Tok & Stok) dá um colorido especial ao móvel. Os banquinhos infantis medem 30 cm de altura.