Perfeito para quatro
Acabamentos elegantes e uma mexidinha na planta deixaram o apartamento de 73m², em Niterói, RJ, como os moradores tinham em mente.

O endereço era novinho, mas nem por isso a satisfação estava garantida. Os proprietários não gostavam dos revestimentos definidos pela construtora e queriam trocar alguns deles por materiais mais nobres, como pastilhas e papel de parede. Também questionavam a distribuíção do espaço. Pensando em dar mais conforto ao casal com dois filhos adolescentes, a designer de interiores Ana Meirelles se debruçou sobre a planta e traçou a solução: se desfez do quarto de empregada e aproveitou essa área para criar uma despensa, alterar o dormitório da menina e ampliar a suíte dos pais. Assim, conseguiu lugar para os requisitados armários planejados. “Otimizei a metragem disponível projetando um mobiliário sob medida”, diz Ana. “Isso tornou os ambientes funcionais, sem que pareçam abarrotados”.
- A área da sala de jantar só comportava uma mesa com quatro cadeiras. Para valorizá-la, Ana elegeu um lustre vistoso e um papel de parede com grafismo brilhante.
- O hall de entrada é aproveitado por um bar suspenso, fechado por portas e com iluminação interna. Acompanhando o desenho, uma prateleira baixa de madeira apoia arranjos decorativos.
- O predomínio de tons claros dá amplitude. Cores fortes? Apenas nos complementos.
Nova distribuição
- Uma parte da dependência de empregada original virou despensa (1) e a outra foi incorporada ao quarto da filha (2)
- O cantinho da menina ganhou espaço de um lado e perdeu do outro, por causa do recuo (3) da parede que faz fronteira com a suíte dos pais, agora maior.
A cozinha bem distribuída inclui bancada para lanches
- Portas de correr de vidro jateado separam o fogão da área de serviço. Os varais de roupa lavadas não ficam tão visíveis, além de se protegerem parcialmente da gordura e do cheiro de comida. Já a cozinha, sem janelas, ganha luz natural.
- Pastilhas de vidro causam boa impressão, mas não são lá muito baratas. Usá-las em áreas pequenas – como no frontão da pia – é a dica para gastar pouco, sem abrir mão do charme. O restante dos revestimentos originais foi mantido.
- Atrás da bancada estreita com tampo de vidro, Ana Meirelles investiu nos acabamentos, aplicando uma plotagem (Adesivo vinílico) com motivo exclusivo e uma faixa de espelho que dá profundidade ao ambiente.
Na suíte, o casal conquistou mais armários após a reforma
- Uma área de 1,10 m² foi incorporada ao quarto, abrindo lugar para mais um guarda-roupa com duas portas de correr. A cama ficou parcialmente embutida junto ao pilar existente. Para não perder o espaço adquirido, a designer dispensou a cabeceira e emoldurou o canto com papel de parede.
- Só há um criado-mudo, já que a outra lateral é ocupada por um dos armários. No momento da leitura, os moradores se valem da luz produzida pelos spots embutidos no forro.
- Note, no reflexo do espelho, que há uma televisão de LCD de frente para a cama. Fixada na parede, libera a circulação.
- No banheiro, a amplitude e a leveza são asseguradas por um grande espelho e pelo boxe de vidro.
Cada filho conta com seu próprio espaço
- O branco compõe a base dos dois quartos. “Cores claras sempre trazem a sensação de amplitude”, ressalta Ana.
- Somente a marcenaria planejada para dar conta de todas as necessidades dos jovens moradores! Um dos pedidos especiais era criar cantos de estudos para ambos. E assim foi feito.
- O dente no quarto da menina é resultado da reforma que ampliou a suíte dos pais. Nesse espaço emoldurado com réguas de laminado melamínico, fica o computador da menina, sobre a bancada de vidro encaixada no nicho.
- Um pranchão de madeira ligando uma parede à outras serve de mesa de trabalho para o rapaz, que dispõe de uma bicama padrão.
- A janela do quarto do jovem ganhou uma persiana de madeira que harmoniza com a decoração
Banheiro aproveita a claridade de lâmpadas e revestimentos
- O ambiente que serve aos filhos e às visitas é pequeno e não tem janela. Por isso, recebeu iluminação cuidadosa, uma associação de lâmpadas PAR 20 acima da bancada, mangueira luminosa atrás do espelho e ponto central embutido no forro.
- Nada de gabinetes: a área reduzida fica mais leve.
- A faixa larga de pastilhas de vidro transparentes (Vitrocolori) quebra o império do branco, dando um toque levemente esverdeado à área do boxe. No restante do banheiro, permaneceram os revestimentos originais.