Mesinha de pés palito é restaurada

O móvel achado na rua foi repaginado com uma placa de laminado

Por Por Carine Savietto | Foto Marcos Lima | Reportagem visual Mario Mantovanni Atualizado em 9 set 2021, 23h27 - Publicado em 3 fev 2017, 15h58

Esta charmosa mesa de centro com pés palito (80 x 40 x 45 cm*), um clássico dos anos 50, saiu do lixo para a casa da estagiária Verônica Naka, de MINHA CASA. Um dos amigos com quem divide o endereço viu o achado na rua e não perdeu tempo, já imaginando a recuperação da peça. “Era nítido que ela tinha potencial. Ainda bem que foi salva a tempo”, comemora Verônica. Como a madeira do tampo estava desgastada, somente pintura não resolveria o caso. “A solução foi revestir a superfície de laminado melamínico”, explica o repórter visual Mario Mantovanni, autor da transformação. O tom eleito, verde-limão, assegurou o visual moderno e cheio de estilo.

Anote as dicas para fazer igual:

– Lixe o móvel e use um pano seco para limpar o pó.

– Com um estilete grande, recorte a placa de laminado do tamanho exato do tampo ou, se preferir, deixe alguns centímetros de margem para facilitar a colagem.

Continua após a publicidade

– Passe cola de contato no verso do laminado e no tampo da mesa. Fixe um no outro, pressionando com um pano do centro para as bordas. Deixe secar de um dia para o outro. Retire as rebarbas com o estilete e lixe as quinas até que fiquem arredondadas. Isole o novo tampo com fita crepe e aplique duas mãos de tinta preta em spray nas laterais e nos pés da mesa.

– O acabamento fica por conta do verniz brilhante em spray. Depois da secagem, é só retirar a fita crepe e o trabalho está finalizado.

 

Laminado Verde Oasis, ref. L 011, brilhante (Formica). Única Laminados e Ferragens, placa (1,25 x 2,51 m)

Cola de contato Cascola Extra sem Toluol (200 g), da Henkel. C&C

Tinta em spray Colorgin Arts preto, ref. 651 (350 ml). Artesanato 22Verniz em spray Acrilfix brilho (300 ml), da Acrilex. Casa do Artista

Continua após a publicidade

Publicidade