Lavanderia com ótimas ideias de aproveitamento de espaço

Muito além da beleza conquistada, o espaço de 3,31 m² ficou funcional, facilitando a rotina da moradora

Por Texto: Daniella Grinbergas Atualizado em 9 set 2021, 22h31 - Publicado em 3 Maio 2017, 23h00

Nossa casa reflete nossa vida. E, para que o meu dia a dia corrido funcionasse melhor, eu precisava de uma área de serviço prática e organizada”, conta a professora Juliana Spiguel, do Rio de Janeiro. As soluções vieram das arquitetas Cristina Miccolis e Mariana Klem, do MK Arquitetura. “Sugerimos uma bancada de granito com tanque de inox, liberando o espaço inferior para o gabinete. O tampo se prolonga até a outra ponta, por cima da máquina com abertura frontal, oferecendo uma área de apoio”, diz Cristina. Para modernizar o visual, todos os acabamentos foram trocados. “A decoração ficou mais viva com a combinação de cores das pastilhas e do armário”, afirma. E a marcenaria esconde segredinhos: uma tábua de passar e um cesto de roupas embutidos.

O quebra-quebra valeu a pena

• Piso e paredes se cobriram com porcelanato e cerâmica neutros, reforçando a impressão de limpeza e claridade no cômodo. As pastilhas fazem o arremate: “Aplicamos apenas na faixa sob a janela para não encarecer a obra. Os tons foram eleitos para harmonizar com as portas do móvel”, explica Cristina.

• As esquadrias velhas e emperradas deram lugar a modelos de alumínio com vidro jateado. “Como a lavanderia é voltada para um prisma interno do prédio, não houve problema com a mudança”, garante.

• Para evitar ainda mais alterações, os pontos hidráulicos do tanque e da lava e seca foram mantidos em seus locais originais.

• A tábua de passar se esconde dentro do gabinete – dotada de ferragens espertas, ela se dobra e entra como uma gaveta. “Amei a ideia de escondê-la, assim como acontece com o cesto de roupas para passar. Nada de bagunça por aqui!”, comemora Juliana.

Continua após a publicidade

Publicidade