Faça você mesmo: 4 formas de repaginar os armários sozinho
Fixação de acessórios e folha laminada feita com adesivos valoriza a importância do móvel e traz novas funcionalidades à peça
Mudar um armário não significa necessariamente comprar um móvel novo: é possível repaginar móveis com superfícies desgastadas, riscadas, sem brilho e com acessórios pouco atraentes usando a criatividade e o auxílio de materiais funcionais.
Tudo isso em casa e sem precisar contratar uma mão-de-obra especializada. Confira quatro sugestões de DIY para dar uma cara nova aos seus armários.
Crie novas divisórias internas
Inserir novas divisórias ativam espaços obsoletos dentro do armário e reorganiza as funções no interior, criando novas ocupações para os objetos de casa. Um armário vertical da cozinha e com poucas prateleiras pode ganhar novas divisórias para distribuir os pratos. No quarto, o aumento de prateleiras internas evita que gavetas fiquem amontoadas.
A escolha das divisórias deve combinar com o visual do armário e a instalação pode ser feita com praticidade por meio dos adesivos de montagem, que dispensam perfurações e fixam estruturas extremamente pesadas.
“Adesivos de montagem oferecem alto poder de agarre e podem suportar até 60 kg por cm² de aplicação, permitindo a fixação de peças de aço, porcelana, madeira, plástico, metal, entre outros”, explica Vitor Cybis, gerente de Marketing da Cascola.
Invista na decoupage
Essa técnica se apropria de figuras coloridas e/ou preto e branco para revestir materiais e dar nova personalidade ao móvel. Muito usada em artesanato, a decoupage permite que um armário “esquecido” se torne uma peça atraente e contemporânea. O conceito acentua suas cores e formas e promove composição interessante em espaços com poucas tonalidades e atrativos.
O tecido pode revestir peças de madeira e vidro, dando nova cara ao armário, opção para encobrir riscos e desgastes nas estruturas do móvel.
A renovação é feita a partir da fixação do papel ou tecido com colas brancas de PVA, as mesmas usadas por profissionais de artesanato ou adesivos apropriados para colagens em superfícies porosas.
Cole um laminado novo sobre o antigo
É comum acontecer de um armário revestido com laminado não se conectar mais com a proposta estética do espaço, seja porque o revestimento se desgastou ou porque a tonalidade já não desperta interesse. A troca da folha laminada é uma alternativa rápida para modernizar o visual do armário.
Um armário com tonalidade pouco inspiradora pode ter sua fachada alterada para uma tonalidade alinhada à cor do piso, por exemplo, favorecendo a criação de ambientes monocromáticos.
A renovação com novo laminado ganha praticidade pelo fato da fixação ser feita sobre a chapa anterior utilizando somente cola de contato para a fixação das superfícies. Resistente a umidade e impactos, as chapas laminadas contam com enorme variedade de cores, figuras geométricas, formatos e densidades.
“Como a substituição do laminado requer um recorte e colagem precisos das peças para evitar mal acabamento e formação de bolhas na superfície, neste caso, a contratação de um profissional qualificado para os processos de colagem e aplicação do produto é recomendada”, orienta o profissional da Cascola.
Substitua os puxadores sem fazer furos
Uma forma econômica de renovar a estética do armário é investir na troca de puxadores de gavetas. Os puxadores de alça – retos e compridos – conferem aparência moderna ao móvel, opção para substituir modelos antigos com design no formato de botão ou argola. Para móveis clássicos, os puxadores concha acentuam a estética retrô com toques de beleza e discrição.
Puxadores de diferentes pesos, formas e materiais podem ser fixados sem danificar o móvel com perfuração. Os adesivos de montagem dão maior resistência e praticidade na instalação.