Como tirar amarelado de eletrodomésticos

O amarelado é um problema comum em micro-ondas, fornos, batedeiras e outros eletros mais velhos. Veja dicas seguras para ajudar a restaurar o branco:

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
4 jul 2025, 19h00
Como tirar amarelado de eletrodomésticos
 (Youtube/Casa&Beleza/Reprodução)
Continua após publicidade

Com o tempo, é comum que eletrodomésticos brancos, como geladeiras, micro-ondas e liquidificadores, apresentem um tom amarelado. Embora existam muitas receitas caseiras e dicas na internet prometendo a reversão da cor original, é importante esclarecer: não existe uma solução simples e caseira para “desamarelar” o plástico. O que se pode fazer, de forma prática e segura, é uma boa limpeza que melhora o aspecto geral dos aparelhos, mas sem reverter a alteração química que causa o amarelamento.

Segundo João Pedro Fidelis Lucio, responsável técnico da Maria Brasileira, rede de limpeza residencial e empresarial do país, o amarelamento ocorre por um processo químico ligado à oxidação do plástico, agravado pela exposição à luz, calor e gordura. “Reverter esse processo exige uma técnica industrial complexa, com produtos químicos específicos e ativação por luz ultravioleta, o que torna o procedimento inviável para o dia a dia, muitas vezes mais caro do que trocar o aparelho”, explica.

Por isso, a orientação é focar em limpeza segura e eficiente, que ajuda a melhorar o aspecto visual sem danificar o material. “Antes de começar, separe os produtos que você vai precisar: água morna, sabão neutro ou detergente neutro de lavar louça, esponja macia (não abrasiva), pano de microfibra limpo, limpador multiuso específico para plásticos, que seja testado e aprovado pelo fabricante. Leia atentamente o rótulo do produto”, orienta João.

Veja o passo a passo:

1. Desligue o aparelho da tomada

“Antes de qualquer limpeza, a primeira medida de segurança é desligar e, se possível, desconectar o eletrodoméstico da energia”. diz o especialista.

Continua após a publicidade

2. Faça uma limpeza inicial com água morna e sabão neutro

Use a esponja macia com sabão e água morna para remover resíduos de gordura e poeira da superfície. “Essa etapa é fundamental para preparar o material para qualquer outro tratamento e já ajuda bastante na melhora do aspecto”, explica João Pedro.

3. Aplique o limpador multiuso para plásticos

Produtos específicos para superfícies plásticas brancas ajudam a clarear sem causar ressecamento ou abrasão. “Siga as instruções da embalagem, aplicando com pano macio e fazendo movimentos circulares. Enxágue com pano úmido em seguida”, ressalta o técnico.

4. Finalize com pano seco e limpo

Depois de enxaguar, seque bem o eletrodoméstico com um pano de microfibra. “Isso evita marcas e mantém o brilho do acabamento”, diz João. “Além da limpeza periódica, manter os eletros longe da luz solar direta e de fontes de calor ajuda a conservar a cor original por mais tempo”, completa.

Continua após a publicidade

Dica extra do especialista:

Embora a internet divulgue as famosas misturinhas caseiras, jamais as utilize. Além de não ter respaldo técnico sobre a sua eficiência, ainda pode causar reações alérgicas cutâneas ou via oral, podendo, em casos severos, levar à morte. Opte sempre por produtos específicos para cada tipo de limpeza, encontrados nos supermercados, que são testados e aprovados por órgãos competentes”, finaliza o especialista da Maria Brasileira.

Publicidade