Casa Created with Sketch.

Eficiência energética: muita conversa e pouca ação

Para Harry Verhaar, diretor de eficiência energética da Philips, o incentivo mais intenso à troca de lâmpadas incandescentes por tecnologias mais modernas já seria uma ação com resultados impactantes para o meio ambiente.

Um título para uma foto sem titulo

 (/)

“Temos que acordar: falar menos e fazer mais”, alerta Harry Verhaar, diretor de Eficiência Energética e Mudanças Climáticas da Philips Lighting, sobre a implantação de modelos energéticos mais eficientes na iluminação. O holandês, que morou no Brasil por cinco anos, acredita que os benefícios da eficiência energética têm efeito em três níveis: para os usuários, com despesas menores e melhor qualidade de luz; para o meio ambiente, com menos emissões de CO2; e para a economia, com menos custos e a criação de empregos verdes. Ele esteve em São Paulo em 26 de agosto de 2009 e conversou com jornalistas sobre essa questão.

De acordo com os dados divulgados pela Philips, 19% do consumo global de energia destina-se à iluminação. Das instalações destinadas a este fim, 75% ainda são antigas e pouco eficientes, com uso de lâmpadas incandescentes e à base de mercúrio. Se substituídas por tecnologias mais eficientes, como as lâmpadas leds, o potencial de economia é de pelo menos 40% do consumo global. “A boa notícia é que há diversas iniciativas neste sentido, mas ainda há muito por fazer e a velocidade da mudança não é suficiente”, afirma Harry. O incentivo à troca do tipo de lâmpadas, por exemplo, seria uma ação que daria grandes resultados.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s