Continua após publicidade

29 opções de ferragens para portas e janelas

Por Por Edson G. Medeiros e Vanessa Rosal | Fotos: Luis Gomes
Atualizado em 19 jan 2017, 13h29 - Publicado em 16 dez 2010, 10h54

Dobradiças, trincos, fechaduras e puxadores ajudam a abrir e a fechar portas e janelas com beleza, conforto e segurança. Selecionamos 29 modelos com preços. Segurança não é a única preocupação no momento de comprar fechaduras. Durabilidade e design também compõem a equação. Fique atento às nossas orientações e confira 17 modelos a partir de R$ 42,55.

Clique nas imagens para ler mais informações.

1. De aço inox escovado, a alça SPH 060 é indicada para portas de m...

A escolha de fechaduras e maçanetas

12. A fechadura Plaza 9755 tem cilindro de latão e espelho de alumín...

No mundo das ferragens, essas pecas tem papel essencial – travam as portas e garantem segurança ao imóvel. Por isso, e importante eleger modelos com mecanismo reforçado. “O cilindro das fechaduras pode ter de quatro a seis pinos de segurança – cada dente da chave equivale a um deles”, explica Alexandre Zanatta, diretor comercial da Pado. Outra opção são as fechaduras eletrônicas, cada vez mais comuns. A intensidade de uso e a resistência a corrosão também devem contar na escolha das maçanetas. As de latão e ferro oferecem boa resistência e durabilidade (no entanto, este oxida rapidamente com a maresia). Alumínio e zamak (tipo de liga metálica) são mais indicados a portas internas. As pecas de aço inox sobressaem pela qualidade, porem costumam ter preços altos.

Acerte nas dobradiças e trilhos

18. Acionada pela leitura da impressão digital dos moradores ou pela ...

O primeiro passo e ter em mãos um projeto detalhado e contratar um bom instalador ou marceneiro para garantir a colocação correta. Problemas nessa etapa são comuns e tem como causa, geralmente, a inadequação das ferragens as esquadrias e vãos. Cada dobradiça, por exemplo, corresponde a determinada espessura de porta – em geral, adota-se um kit com varias unidades para aguentar o peso. Lembre-se que as portas externas são maiores e mais pesadas que as internas. Os mesmos aspectos devem ser observados na escolha dos trilhos, fabricados em diversas medidas. E mais: “Em regiões úmidas, prefira pecas inoxidáveis ou as de acabamento cromado, mais duráveis”, orienta Luiz Antonio Barbosa, diretor da empresa paulista Imab.

Continua após a publicidade

De olho na certificação

24. Conjunto 855, que inclui maçaneta feita com liga de alumínio e z...

Regras criadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) nos anos 90 especificam a espessura das chapas e a forma dos componentes internos das ferragens em geral – e, quando atendidas, constam das embalagens dos produtos. E não e só. O programa de qualidade do Sindicato da Industria de Artefatos de Metais Não Ferrosos no Estado de São Paulo (Siamfesp) estabeleceu um referencial técnico para o desempenho de todas as fechaduras de uma habitação. Vale saber que 12 grandes fabricantes do setor atendem aos requisitos estabelecidos e integram o programa. Já o selo do Instituto Brasil Acessível indica pecas que facilitam o dia a dia, sobretudo de pessoas com limitações de mobilidade. Confira as empresas e os produtos certificados no site das associações.

Publicidade