4 cores que podem diminuir o valor da sua casa, segundo pesquisa
O site Zillow analisou a venda de mais 50.000 casas para descobrir a influência das cores em cada ambiente no valor final da compra. Confira quais aumentaram e quais diminuiram os preços

O marketplace de compra e aluguel de imóveis Zillow analisou mais de 50.000 fotos de casas recém-vendidas para descobrir como as cores nas paredes dos ambientes influenciam a venda de imóveis.
O resultado foi polêmico: para vender, não adianta só passar uma mão de tinta para deixar o lar parecendo novo. É necessária muita pesquisa e muito cuidado ao escolher os tons, já que alguns podem desmotivar o novo morador!
O bom é que, para cada cor “inimiga” de quem precisa vender um imóvel, há uma substituta que tem o efeito contrário. Confira:
1. Off-white e casca de ovo
Sabemos bem que a combinação de preto e branco é um clássico e notamos a onipresença do branco aliado ao marrom em casas de estilo escandinavo. Sozinhos, porém, o off-white e casca de ovo aplicados nas cozinhas fizeram com que as casas fossem compradas por uma média de $82 dólares à menos que o valor estimado!
De acordo com a entrevista da designer Emely Henderson ao Time Money, isso acontece porque espaços pequenos apenas com estes tons possuem uma atmosfera “sem graça” e sem vida.

Substitua por: Amarelo! A pesquisa indicou que versões claras desta cor na cozinha fizeram com que outras casas fossem compradas por $1.360 dólares a mais que a quantia estimada pelas imobiliárias — uma prova de que cozinhas coloridas, principalmente em candy colors, continuam tendência.
2. Pantone 448C
Não é surpresa que a cor considerada a mais feia do mundo apareça nesta lista! Apesar de já termos mostrado combinações que fazem com que ela funcione bem na decoração, a análise do Zillow aponta que ambientes em marrons escuros não são nada favoráveis. Principalmente se o cômodo em questão é um banheiro: quando tinham o local nesta cor, as casas foram compradas por pelo menos $469 dólares a menos que o esperado.

Substitua por: Bege e trigo. Com banheiros nestas nuances, indicadas para espaços de relaxamento, o valor de compra das casas aumentou $283 dólares.
3. Terracota
Salas de estar pintadas de Terracota fizeram com que as casas fossem vendidas por $797 dólares a menos que os valores esperados pelas imobiliárias. Quem diria que a cor aparentemente inocente e charmosa dos vasinhos de argila seria tão prejudicial?

Substitua por: Cinza claro. O tom suave na sala de estar trouxe um lucro inesperado de $1.104 dólares para as casas analisadas.
4. Ardósia
O tom desta pedra natural também não é popular! Este cinza mais escuro é uma mistura de roxo e verde e, aplicado em salas de jantar, foi a razão para a diferença negativa de $1.112 dólares do valor pelas quais as casas foram compradas em relação ao estimado.

Substitua por: Lilás, berinjela ou laranja. Os moradores se surpreenderam com um aumento médio de $1.122 no valor das casas com salas de jantar arroxeadas!
Leia mais:
10 combinações de cores inusitadas e que acabaram dando certo
21 ambientes com as cores que serão tendência em 2016
12 quartos com cores que acalmam