Você conhece o cacto careca?
O Melocactus bahiensis, conhecido como coroa de frade, leva esse nome pela estrutura em seu topo, a qual se assemelha ao corte dos frades franciscanos.

O Melocactus bahiensis é uma planta nativa do cerrado, muito adaptada ao clima semi árido da Bahia. Ela é popular por uma estrutura chamada Cephalium, que surge em seu topo, deixando a planta parecida com o corte de cabelo dos frades franciscanos. Daí vem seu nome popular, a coroa de frade! Com espinhos grossos, o cacto tem delicadas flores rosas, muito apreciadas pela abelhas.
Para que serve
A Coroa de Frade é utilizada na medicina popular, para tratar questões intestinais e renais, em forma de chá. Ela também está presente na culinária: seu doce é feito com a “carne da planta” junto de água, algum adoçante (como mel, rapadura ou açúcar) e especiarias (como canela e cravo). Só não pode esquecer de remover os espinhos!
Agricultores também utilizam a planta como fonte de alimentação e hidratação para gado.
Como plantar
Temperatura
Por ser uma planta endêmica da região árida, ela não suporta temperaturas muito baixas, inferiores a 12°C.
Iluminação
Em se tratando da iluminação, ela deve ser total, idealmente. Porém, se a sua casa não dispõe de um local com Sol pleno, a Coroa de Frade aceita ambientes com meia sombra. Escolha uma janela, varanda ou jardineira.
Vaso e substrato
É fundamental que o vaso tenha furos de drenagem, para evitar o apodrecimento das raízes. É possível adicionar uma manta geotêxtil para evitar que o solo se perca nas regas.
O substrato pode ser uma mistura de terra de jardim e areia ou outro solo que tenha boa drenagem.
Rega
A rega deve ser feita de forma bem moderada, somente quando o solo estiver bastante seco no toque, independente do momento da última rega. Tome cuidado durante o inverno e diminua ainda mais a hidratação.