Casa Created with Sketch.

Tudo o que você precisa saber sobre flores comestíveis

Veja quais espécies plantar e como utilizar em suas receitas para dar um toque especial em cada prato

 (Wouter Koppen/iBulb/Reprodução)

O que são flores comestíveis?

Flores comestíveis, a ideia por si só já parece super apetitosa. A verdade é que as flores comestíveis não são apenas bonitas, mas também trazem uma grande variedade de sabores deliciosos para todos os tipos de refeições.

Apesar de estarem na moda hoje, o uso de pétalas na culinária já acontecia há muito tempo: cozinheiros chineses usavam pétalas em 3000 a.C e os romanos acrescentavam malva, violetas e rosas a seus banquetes extravagantes. Na era vitoriana, os florais cristalizados eram usados ​​para dar sabor e decorar bolos, doces e tortas.

 (Huw Jones/The Image Bank/Getty Images)

Agora, as flores comestíveis são amplamente utilizadas para criar sabores frescos e modernos em pratos salgados e doces – e nenhum episódio de Bake Off ou MasterChef está completo sem elas.

É fácil começar a cultivar e usar suas próprias flores comestíveis – você pode até basear algumas de suas ideias para canteiros de flores em torno delas. Mas, claro, as regras de segurança se aplicam – sempre verifique com muito cuidado se a flor escolhida é comestível e, ao cultivar especificamente para a mesa, evite usar pesticidas diretamente na planta ou em qualquer lugar nas proximidades.

Como utilizar flores comestíveis

 

 (WH Zandbergen/iBulb/Reprodução)

Cultivar e colher flores perenes e anuais para adicionar às criações culinárias não poderia ser mais simples. Melhor ainda, algumas das flores comestíveis mais fáceis de cultivar oferecem os sabores maiores e mais ousados ​​e os toques de cor mais vibrantes.

Os malmequeres, com seu sabor apimentado, podem ser cultivados como parte de suas ideias de jardinagem com uma única pitada de semente espalhada no solo. Enquanto isso, as lindas capuchinhas laranja e vermelho rubi são uma das plantas anuais mais simples de cultivar – e cada parte da planta pode ser comida, desde os botões até as vagens das sementes.

 (Thitaree Sarmkasat/Alamy Stock Phot/Reprodução)

Adicione à lista centáureas, madressilvas, rosas, malvas-rosa, bálsamo de abelha, lilás, girassóis, miosótis, dálias e crisântemos e você terá um jardim de corte de arco-íris e uma despensa floral completa em um. Um bônus extra é que todas essas plantas são amigáveis ​​às abelhas e atrairão insetos benéficos para o jardim.

Bolos, coquetéis botânicos, manteigas aromatizadas e saladas vibrantes são os candidatos óbvios para um impulso floral, mas flores comestíveis também podem ser usadas para dar profundidade de sabor a peixes, sopas, omeletes e pratos de carne.

 (Stocksy/Reprodução)

Aqui estão algumas das maneiras favoritas de Lucy Chamberlain, especialista em frutas e vegetais da Amadora Gardening, de usá-los:

Cristalizado: use flores cristalizadas para enfeitar o topo de um sanduíche fofo ou para embelezar a lateral de um prato de sobremesa de frutas de verão. A técnica funciona particularmente bem para pétalas de rosa e dianthus.

Amassado: “Faça uma massa leve ao estilo tempura, mergulhe as flores e frite em óleo profundo ou raso. Bolinhos de flor de sabugueiro têm um perfume delicioso”, diz Lucy. Ela também experimentou bolinhos de malva, diz ela, e flores de abobrinha recheadas com queijo de pasta mole com ervas. Você pode aprender a cultivar abobrinhas com nosso guia útil.

Veja também

Cubos de gelo: Esta é “’uma ótima maneira de apresentar flores comestíveis aos recém-chegados”, diz Lucy. “Fiz flores de borragem congeladas para as bebidas dos convidados do casamento, que ficaram lindas. Violetas também estão lindas. Basta colocar em uma bandeja de cubos de gelo, adicionar água e congelar”. Um complemento perfeito para ideias elegantes de bar ao ar livre para entretenimento de verão.

Como fazer flores comestíveis cristalizadas

 

As pétalas duram mais se forem cristalizadas, um processo simples que significa que você pode adicionar as flores a um bolo, biscoito ou sobremesa sem se preocupar se elas murcham ou murcham. Eles são fáceis de criar e vão deixar qualquer sobremesa maravilhada.

Veja como fazer:

  • Bata as claras em neve para obter picos firmes.
  • Use um pincel fino para aplicar a clara de ovo nas pétalas.
  • Polvilhe açúcar refinado dos dois lados e coloque em uma assadeira forrada para secar por algumas horas.
  • Pode ser necessário usar uma pinça para mover as flores se elas forem pequenas e delicadas.

Como escolher e preparar flores comestíveis

 

 (Larisa Birta/Unsplash)

Para obter os melhores resultados, existem algumas coisas a ter em consideração ao colher e preparar as suas flores comestíveis. Corte as flores comestíveis no início da manhã, quando os sabores serão mais intensos. Depois de colhidos, é uma boa ideia permitir que eles fiquem sentados sem serem perturbados por um tempo para que os besouros do pólen e outros insetos possam rastejar para longe.

Se não for usar as flores imediatamente, você pode armazená-las na geladeira em um saco plástico até que esteja pronto para colocá-las em um prato. Eles devem durar alguns dias.

Lavando flores comestíveis

 

 (That Cheese Plate/Reprodução)

Se precisar lavar as flores, mergulhe-as em uma tigela com água fria e agite suavemente para secar, ou seque cuidadosamente com um pano de prato. Alguns não sobrevivem ao processo de lavagem se forem delicadas.

Quais partes utilizar

Normalmente, apenas as pétalas da flor são palatáveis, portanto remova os estames, pistilo e cálice. Quem sofre de febre do feno deve evitar comer o estame da flor (onde o pólen é produzido).

11 tipos de flores comestíveis para você cultivar

Aqui está a nossa escolha das flores mais deliciosas para crescer e comer. Alguns deles podem te surpreender!

 

Quais flores não comer

Algumas flores podem ser bonitas e decorativas, mas também são tóxicas, portanto, evite-as a todo custo. Sempre faça sua própria pesquisa antes de comer qualquer flor e, em caso de dúvida sobre sua identidade, é melhor não arriscar. Aqui estão algumas flores venenosas comuns que devem ser mantidas bem longe da cozinha:

  1. Ervilhas
  2. Rododendros
  3. Hortênsias
  4. Lírio do vale
  5. Dedaleira
  6. Delphiniums
  7. Jacintos
  8. Narcisos
  9. Larkspur
  10. Monkshood

*Via Gardening ETC

 

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.