Triptyque Architecture assina prédio na França ao lado de outros estúdios

O Ecotone está localizado em Arcueil, a 1,5 km do sul de Paris e tem 81 mil m²

Por Texto: Marianne Wenzel | Edição: Evelyn Nogueira Atualizado em 17 fev 2020, 16h08 - Publicado em 2 Maio 2019, 14h04

Uma forma orgânica dá o tom ao prédio Ecotone, assinado pelo escritório brasileiro Triptyque Architecture, em parceria com três estúdios internacionais. Localizado em Arcueil, na França, o local fica a 1,5 km ao sul de Paris.

Divulgação/Casa.com.br
Previsto para ficar pronto em 2023, o projeto tem 81 mil m² e foi um dos vencedores do concurso Inventons la Métropole du Grand Paris. Com preceitos sustentáveis, que seguem a biomimética – abordagem que se inspira na natureza para encontrar soluções –, o prédio é pensado como um ecossistema, desde a termorregulação até o paisagismo. Esse promete ser o maior edifício de madeira da Europa e aposta em terraços e pátios para iluminar a área externa, dispensando iluminação elétrica.

Para evitar que o ruído e a poluição das estradas vizinhas ao terreno, a construção terá uma camada de vidro duplo com painéis fotovoltaicos. Caixas suspensas e cordas tensionadas serão responsáveis por sustentar a densa vegetação, prevista como uma outra camada do desenho.

Divulgação
Com complexas questões sociais e ambientais, que desafiam as metrópoles a se reinventar, a abordagem holística dita o planejamento urbano. O objetivo do programa 100 Resilient Cities, iniciativa da Fundação Rockenfeller, foi definir essas estratégias de reinvenção. Pablo Lazo, diretor de planejamento da Arup, empresa parceira da iniciativa, falou sobre o assunto em um encontro organizado pela plataforma Arq.Futuro.

Continua após a publicidade

Publicidade