Samambaias em casa: veja tudo sobre como cultivar

Um ícone nas casas de vó brasileiras, a samambaia é uma queridinha entre jardineiros. Veja dicas de rega, adubação e iluminação:

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 fev 2025, 16h51 - Publicado em 22 jan 2025, 19h00
Samambaia
 (Reprodução/Freepik)
Continua após publicidade

As samambaias, presentes em 99% das casas de avós brasileiras, voltaram a fazer parte dos apartamentos de mães e pais de plantas. Mas como garantir que essas plantas exuberantes prosperem dentro de casa? Cultivar samambaias não é um bicho de sete cabeças. Com alguns cuidados básicos, você pode ter essas plantas encantadoras embelezando seu lar por muito tempo.

Iluminação ideal para samambaias

A maioria das espécies de samambaias se desenvolve melhor em ambientes com meia-sombra. Elas apreciam a luz indireta e podem se beneficiar do sol da manhã, que é mais suave. No entanto, é fundamental evitar a exposição direta ao sol forte, pois pode queimar suas folhas delicadas. Evite também locais com correntes de vento intensas, que podem desidratar a planta.

Charmosa casa de vila com 80 m² tem passarela que leva a atelier. Projeto de Paulo Tripoloni. Na foto, sala de estar, samambaia, porta, parede amarela.
Projeto de Paulo Tripoloni Arquitetura (Adriano Escanhuela/Divulgação)

Regas que garantem a saúde das samambaias

A rega adequada é crucial para o desenvolvimento saudável das samambaias. Em geral, duas regas semanais são suficientes para plantas que não recebem luz solar direta. Caso a samambaia esteja em um local mais iluminado, uma rega adicional pode ser necessária. O ideal é manter o solo sempre úmido, mas sem encharcá-lo. Para verificar a umidade, basta tocar o solo com a ponta do dedo, se a terra ficar presa no seu dedo, ela ainda está úmida o suficiente. Caso seu dedo saia “limpo”, está na hora de regar.

Continua após a publicidade
Bancada de cozinha pequena com samambaia.
Projeto de PB Arquitetura. (Henrique Ribeiro/Casa.com.br)

Adubação para samambaias exuberantes

Samambaias cultivadas em vasos novos, com menos de um ou dois anos, geralmente não necessitam de adubação frequente. No entanto, após esse período, é recomendado fornecer nutrientes adicionais à planta. Utilize um adubo orgânico de qualidade, seguindo as instruções do fabricante. A adubação deve ser feita mensalmente, em pequenas quantidades.

Podar ou não podar as samambaias?

As samambaias mais populares, como a renda-portuguesa, a avenca e o chifre-de-veado, não requerem podas regulares para se desenvolverem. Essas espécies crescem rapidamente e renovam suas folhas naturalmente ao longo do ano. Caso note folhas amareladas ou secas, basta removê-las para estimular o crescimento de novas folhas.

Continua após a publicidade

Produtos para começar o jardim

Publicidade