Palmeira-azul: 20 projetos para conhecer a espécie perfeita para o jardim

Alta e com folhas azuladas em formato de leque, a espécie pode ser utilizada em jardins de vários estilos. Inspire-se:

Por Yara Guerra Atualizado em 16 fev 2022, 16h09 - Publicado em 18 fev 2022, 13h00

O que é palmeira-azul

 

Continua após a publicidade

Palmeira-azul

A Bismarckia nobilis, também conhecida como palmeira-azul, é uma planta ornamental que pode chegar até 15 metros de altura. Ela ganhou este nome devido às suas folhas azuladas, que têm formato de leque.

A espécie é originária de Madagascar e muito tolerante ao calor intenso – mas ela também se dá bem nos diversos biomas brasileiros e é capaz de suportar frios razoáveis de até 10 ºC. Em sua terra natal, a planta se desenvolve perfeitamente e chega a alcançar incríveis 20 metros de altura. A sua copa (ou seja, o conjunto de folhas de sua coroa), por sua vez, pode atingir 6 metros de diâmetro.

A palmeira-azul também pode ser cultivada dentro de apartamentos, desde que esteja em um vaso adequado e receba muita luz. Nos primeiros anos de vida, apresenta um crescimento lento, mas depois acelera. Os seus frutos vêm em grande quantidade e em formato arredondado e a sua floração ocorre na primavera.

Para entender mais sobre essa palmeira exuberante, como cultivá-la e como aplicá-la em projetos paisagísticos, continue em nossa matéria:

Cuidados de cultivo e plantio da palmeira-azul

 

Continua após a publicidade

Como fazer muda de palmeira-azul

 

Continua após a publicidade

Só é possível fazer mudas de palmeira-azul com sementes férteis. Por ser dióica, a planta tem exemplares femininos e masculinos com florações similares. Se você quer fazer mudas, deve ter as plantas dos dois sexos próximas para que ocorra a polinização.

Palmeira-azul
Reprodução/Amazon

Como dito, o crescimento nos primeiros anos de vida pode ser lento. Para que as mudas cresçam bonitas e saudáveis, garanta uma boa luminosidade, irrigação e adubação.

Durante os primeiros meses de transplante, talvez seja necessário regá-la todos os dias. Mas, de acordo com o seu crescimento e formação de raízes, este intervalo vai aumentando.

Como plantar palmeira-azul

 

Continua após a publicidade

A palmeira-azul é uma planta rústica que pode ser plantada diretamente no solo e cresce em terra de baixa fertilidade – mas aprecia aquelas férteis, com matéria orgânica e bem drenadas.

A incidência de luz solar sobre a planta deve ser constante e intensa, respeitando as suas origens e necessidades. Quanto à rega, ela deve ser regular de forma a manter o solo úmido, porém não encharcado, pois isso pode apodrecer as raízes. Uma vez por semana deve bastar.

Palmeira-azul
Gardenia.net/Reprodução

Nas áreas onde ocorrem as chuvas de verão, o seu crescimento pode ser mais rápido. Em contrapartida, em lugares onde as chuvas acontecem mais no inverno, o crescimento é mais lento.

Veja também

Quais cuidados necessários no cultivo

 

Continua após a publicidade

Caso opte por cultivar a palmeira-azul em ambientes internos, lembre-se de escolher um vaso apropriado. Depois de adulta, a planta não tolera muitos transplantes, então prefira transplantar as mudas jovens e evite mexer nas raízes.

Além disso, trata-se de uma espécie sensível à queima por fertilizantes. A poda deve ocorrer somente para a retirada de folhas amarelas ou secas.

Quanto tempo a palmeira azul leva para crescer e qual tamanho a palmeira azul pode chegar

 

Continua após a publicidade

Em seus primeiros anos de vida, o crescimento será de 30 a 60 cm por ano. Mas, depois de estabelecida, este ritmo aumenta e ela pode alcançar até 15 metros aqui no Brasil.

Palmeira-azul
Safari Garden/Reprodução

Já na África, sob condições ideais de clima e de onde ela é originária, a altura pode chegar a mais de 20 metros. No calor intenso, ela se desenvolve melhor e apresenta uma coloração mais forte.

Como recuperar uma palmeira azul

 

Continua após a publicidade

Se você perceber que a sua palmeira-azul não está saudável e pode estar morrendo, não se desespere. Há jeito!

Em primeiro lugar, cave ao redor da planta e a retire do solo com cuidado. Verifique se há raízes podres, pretas ou cinzas. Caso houver, corte-as fora. Em seguida, deixe a planta em contato direto com o sol por duas horas para que ele possa secar o restante das raízes.

Depois disso, basta preparar novamente o local em que a planta será colocada e inserir os nutrientes necessários através de um composto orgânico.

Projetos de paisagismo com palmeira azul

 

Continua após a publicidade

A palmeira-azul pode ser utilizada tanto em jardins contemporâneos quanto tropicais. A planta é muito utilizada em projetos paisagísticos devido à sua beleza escultural, copa ampla e folhas grandes e eretas. Já as folhas mortas caem com facilidade e não há saia formada por folhas velhas, como é possível ver em outras espécies.

O paisagismo com a espécie é comum em condomínios, fachadas e áreas empresariais, além de passagens para um aspecto mais agradável e clima mais ameno. Mas também serve para decorar edifícios, já que seu tamanho e beleza acentuam os acentuam.

Se você quer utilizá-la em seu projeto, considere dimensionar o espaço, pois se trata de uma palmeira grande. É importante prover de um diâmetro mínimo de 6 metros livres para a copa e uma distância de 10 metros para o ponto de observação (onde as pessoas passarão a maior parte do tempo). Por ter escala monumental, precisa ser contemplada de longe.

Curtiu? Confira na galeria abaixo algumas inspirações:

Continua após a publicidade

Publicidade